quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cultura em Goiânia

É comum ouvir pessoas em Goiânia dizendo “Ah, nessa cidade só tem bar e igreja!” querendo dizer que na capital goiana não há bons lugares que promovem a cultura. Devo dizer que quem diz isso está completamente enganado. Há muitos eventos culturais espalhados pela capital goiana e muitas vezes com preços acessíveis, só não são tão divulgados como os shows de artistas famosos. Por isso aí vão algumas dicas de lugares com boas opções de música, teatro, oficinas, cursos e arte em geral. 




Goiânia Ouro: Este centro cultural dispõe de cinco espaços onde acontecem diversas atividades durante toda a semana. Possui teatro onde o preço da entrada é acessível; cinema a 1 real; shows no café cultura que muitas vezes possui entrada franca; uma loja de livros e o “Espaço Prosa e Verso” que possui uma biblioteca onde o público pode pegar livros emprestados e uma lan house onde a comunidade pode acessar a internet por 1h pagando apenas 50 centavos. Além de terem preços acessíveis, a organização do centro cultural realiza freqüentes sorteios de ingressos para shows e peças teatrais no twitter. 
Confira a programação no site: http://www.goianiaouro.com
Endereço: Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro 


Casa das Artes: Este centro cultural possui o Teatro de Bolso Cici Pinheiro em sua área interna, onde há apresentação de peças teatrais com preço acessível e às vezes com entrada gratuita. Além disso, possui a Biblioteca Carmelinda Guimarães. 
Confira a programação no Blog: http://casadasartesgo.blogspot.com
Endereço: Avenida Anhanguera, esquina com rua R1, próxima ao Lago das Rosas - Setor Oeste 
Fone:(62) 3524-2421 / (62) 3524-2422 / (62) 3524-2540 (Carlos Brandão - Diretor)
Email: temporadacete@hotmail.com/casadasartesgo@gmail.com


Centro Cultural Eldorado Carajás: Oferece shows, oficinas e cursos gratuitos para a comunidade em geral.
Confira a programação no site: http://www.eldoradocarajas.org.br/
Endereço: Rua 83, nº 421, Setor Sul
Fone: 3218-2986

Museu de Arte Contemporânea: Instalado no mezanino do edifício Parthenon Center compõe juntamente com a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, um espaço denominado Octo Marques, em homenagem a este artista plástico da cidade de Goiás. Seu acervo é composto de obras pertencentes à extinta Caixego, doadas a título de comodato; adquiridas através de salões (prêmios aquisição), por doações dos artistas que fazem exposições no local e aquisições de instituições e de particulares. São quinhentas obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções. Além da exposição de suas obras, o MAC promove mostras de artistas locais e de outros estados e países, dinamizando o processo de intercâmbio cultural. Freqüentemente abre espaço para exposições promovidas por embaixadas com o intuito de divulgar a cultura de outros países junto à comunidade goianiense. O Museu tem biblioteca, aberta ao público, com cerca de setecentos volumes, entre livros, periódicos e catálogos. Na Escola de Artes Visuais há cursos de desenho, pintura, gravura e modelagem para todas as idades. O MAC promove palestras com artistas plásticos, bem como mostra de vídeos e filmes de caráter cultural. 
Endereço: Rua 4, 515, Edifício Parthenon Center, Centro.
Telefone: (62) 3201 4686.


Museu Pedro Ludovico: Lá morou o fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira que iniciou sua construção em 1934, tendo concluído a obra em 1937. A arquitetura em Art-Déco, em voga n a época, marca o prédio até hoje conservado assim como o deixou seu proprietário. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual foi transformada em museu em 1987. Distribuído por toda residência está o acervo, constituído de 1836 peças. São porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais e objetos de uso pessoal. Dois mil livros e oitocentos documentos originais datados dos anos vinte até a década de setenta, compõem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O acervo iconográfico contém um mil, cento e quarenta e duas fotos, formando importante registro histórico. 
Há ainda outra biblioteca, Antônio Borges Teixeira que com seus duzentos e setenta e oito livros contam a história de Goiânia e do estado. O Museu passou recentemente por ampla reforma conservando-se no entanto todo o seu acervo. O espaço permite a historiadores, estudantes, intelectuais, pesquisadores, jornalistas e curiosos fazer uma incursão nas décadas de 30, 40, 50 e 60.
Endereço: Rua 25, esq. com Av. Dona Gercina Borges Teixeira, Centro
Telefone: (62) 3224-3059
Visitas: De Terça a Sexta-feira - Das 9 às 17 horas
Sábados, Domingos e feriados - Das 9 às 16 horas.


Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás: No Museu Antropológico da UFGoiás o visitante encontrará quatro mil, quatrocentos e quarenta e duas peças, importantíssimo legado da cultura no Centro-Oeste. Tendo funcionado em vários locais ao longos dos seus vinte e oito anos de existência, o museu, inaugurado em 1970, está instalado na Praça Universitária, pólo de faculdades tanto da UCG como UFG.
Endereço: Praça Universitária
Telefone: (62) 3202-1322
Visitas: De terça a sexta-feira - Das 9 às 17 horas
Quarta-feira - Das 19 às 22 horas 

Museu de Arte de Goiânia: O museu conta com 03 Salas de Exposição, sendo uma delas localizada em outra sede, no SEPAC - Sala de Exposição do Palácio da Cultura - na praça Universitária que também abriga o Museu de Escultura ao Ar Livre. Contamos ainda, com a Sala Amaury Menezes reservada para as exposição do acervo e a Sala Reinaldo Barbalho para eventos e exposições. Além disso o MAG possui setores de Intercâmbio e Exposições, Conservação e Restauração, Reserva Técnica e na área de Ação Educativa, oficinas de artes plásticas e Biblioteca Especializada. 
Endereço: Rua 1 nº 605, Bosque dos Buritis - Setor Oeste.
Fone: (62) 3524-1190
Fax: (62) 3524-1189 


Martim Cererê: Este centro cultural possui três teatros e vários projetos de música, teatro e dança, anime, música eletrônica, RPG, festivais de rock, teatro, cenas curtas, monólogos e poesia encenada, além de oferecer várias oficinas abertas ao público. 
Confira a programação no site; http://www.martimcerere.hpg.com.br/
Endereço: Rua 94-A, Setor Sul 
E-mal: ccmartimcerere@bol.com.br/martimcerere@pop.com.br
Telefone: (62) 201-4691
Fone/fax: (62) 201-4688 


Planetário (UFG): Sessões na cúpula aberta ao público escolar durante a semana e ao público em geral nos finais de semana. A entrada custa 3 reais para crianças até 10 anos e 6 reais para os demais. Além disso, o Planetário oferece cursos de Astronomia gratuítos.
Confira a programação no site: http://www.planetario.ufg.br/page.php?site_id=95
Av. Contorno nº 900 - Parque Mutirama, Setor Central.CEP 74055 - 140 - (62) 3225-8085 e 3225-8028   


Circo Lahetô: Apresentações, escola de circo e biblioteca.
Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança) - Jardim Goiás, Goiânia (GO) - CEP: 74.810-070
Telefone: (62) 3281-3301 / 9633-0551


Estes não são todos os espaços culturais que temos em Goiânia, são só algumas dicas. Mas é só dar mais uma olhada na internet ou frequentar alguns destes lugares descritos acima que logo você vai conhecer outros. Sei que estamos longe da perfeição em termos de cultura aqui na capital, mas devemos valorizar o que já temos e buscar reivindicar por melhoras.


Se você tem alguma dica legal de outros lugares e gostaria de compartilhar com todos, mande pra gente. Nosso e-mail é: maisecoeducacao@hotmail.com .

-

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...