quarta-feira, 18 de maio de 2011
Vídeos I - A Problemática da Geração de Resíduos
04:00 |
Postado por
J
O texto a seguir foi retirado do Blog de Patrícia Oliveira Silva e é uma boa explicação sobre a importância da utilização de recursos audiovisuais na educação. Logo a seguir daremos dicas de vídeos sobre meio ambiente, mais exatamente sobre a problemática da geração de resíduos pelas atividades humanas, que podem ser trabalhados em sala de aula.
Obs.: Continuaremos dando dicas de vídeos em outros posts.
Obs.: Continuaremos dando dicas de vídeos em outros posts.
"O uso de filmes na escola é um recurso de fundamental importância quando utilizados de forma adequada, visando alcançar uma aprendizagem significativa acerca do conteúdo proposto em sala de aula.
A utilização dos recursos tais como: TV, cinema, internet, e demais tecnologias, implica em uma tomada de atitude do professor em buscar conhecê-los melhor para consequentemente serem utilizados de maneira correta.
Partindo desse pressuposto, seu uso vai além da apreciação de imagens e sons, uma vez que seu manuseio requer reflexão das informações contidas através do contexto, da linguagem, suas ações e manifestações culturais para que haja a ruptura da passividade do receptor, possibilitando assim, o mesmo a tornar-se sujeito do conhecimento, desenvolvendo, portanto uma mutação consciente tanto no aprendiz quanto no profissional.
Sobre esse aspecto, vale destacar o que afirma Eliana Cândida Pereira:
“Somente a prática reflexiva traz novas perspectiva ao processo educativo. Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões. Espaços de interação voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva” (2007).
Desse modo, a linguagem audiovisual além de possibilitar um conhecimento amplo do mundo, mantendo-nos atualizados, permite interpretar esses meios proporcionando a criação de novas mensagens, conceitos e informações. Assim o aluno torna-se sujeito do seu próprio conhecimento, através da interação, do posicionamento crítico perante os recursos mencionados acima.
Segundo Amélia Hamze, a era da informação é também a era da educação, ou seja, a educação e as novas tecnologias devem caminhar juntas para que possa atender às necessidades contemporânea."
Agora as dicas...
Site para download dos vídeos: http://download-de-videos.com/
Ilha das Flores
Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa idéia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros. Obs:- Considerando todas as relações abordadas no filme e possibilidades de interpretações dos mais diferentes ângulos, recomenda-se uma análise do ponto de vista interdisciplinar. |
Quixote Reciclado - Em 6 partes
Dom Quixote de La Mancha, grande personagem da literatura universal, anti-herói cômico e trágico, louco e sábio, é um dos símbolos do idealismo dos homens. Neste vídeo, que mistura ficção e informação, ele volta para enfrentar uma das maiores ameaças do nosso século, o dragão do lixo urbano, que consegue aprisioná-lo em seu inferno mal cheiroso.Com a ajuda de um amigo e de seu fiel escudeiro Sancho Pança, Quixote e o espectador vão conhecendo as características do inimigo e os meios para derrotá-lo, ou seja, as formas de solucionar o problema do lixo tais como a reutilização de materiais, a separação do lixo, a reciclagem, a compostagem, a coleta seletiva e a incineração e os aterros controlados. Símbolo dos ideais generosos e das lutas solitárias, nesta aventura o herói é convocado a ultrapassar seus devaneios nebulosos e seu querer sonhador e partir para o real e o social. O programa fala de ações e de consciência comunitária, mostrando que essa guerra não é de um homem só, que a nova batalha de Quixote é um exemplo a ser seguido. Como nos livros e na natureza onde tudo se transforma, isso também pode ser verdade na vida real.
A História das Coisas
O que é a História das Coisas? Desde a sua extração até à venda, uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam as sociedade no nosso país em outros países, mas a maioria disto é propositadamente escondido dos nossos olhos pelas empresas e políticos. A História das Coisas é um documentário de 20 minutos, rápido e repleto de fatos, que olha para o interior dos padrões do nosso sistema de extração, produção, consumo e lixo. A História das Coisas expõe as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que estamos destruindo o mundo e auto destruindo-nos, e assim apela a criarmos um mundo mais sustentável e justo para todos e para o planeta Terra. Este documentário vai nos ensinar algo, e acabará por mudar para sempre a maneira como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida e que consumimos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário