terça-feira, 14 de junho de 2011

Coleta Seletiva em Goiânia, São Paulo e Venda Nova do Imigrante (ES)

Depois de saber o que é ou não reciclável e de saber a importância da política dos 3R's, chegou a hora de colocar tudo em prática. Por isso esse post tem o objetivo de mostrar como é que funciona a coleta seletiva em três cidades: Goiânia, São Paulo e Venda Nova do Imigrante (ES), fazendo com que as pessoas tomem conhecimento que a prática de separar os resíduos não é tarefa tão difícil quanto parece, basta ter conhecimento e querer.


Goiânia - GO

• Entrega em PEV (Postos de Entrega Voluntária): Há vários PEV’s espalhados na cidade e constituem em uma grande “lixeira” onde a pessoa pode levar os materiais em uma sacola ou em uma caixa todos juntos. Isso você não precisa separar os materiais por categoria (papel, plástico, vidro, por exemplo). 

• Coleta Seletiva Residencial: vários bairros já possuem essa coleta uma vez por semana e como nos PEV’s não é necessário separar todos os materiais por categora, pode colocá-los em uma sacola só e colocar na porta de casa do dia certo. 

Para saber o dia e horário que o Caminhão da Coleta Seletiva passa em seu bairro ou para saber onde há um PEV mais próximo da sua casa, ligue:
(62) 3524 8588
(62) 3524 8502

• Doação: Há várias pessoas que sobrevivem do trabalho de venda de materiais recicláveis, se você conhecer uma, pode doar para ela o material que ela trabalha. Assim você estará ajudando em dobro. 

Em Goiânia o Hospital do Câncer recebe doações de materiais para revenda e angariação de fundos para a compra de roupas e remédios. 

Hospital do Câncer: Rua 239 Q 61, 181 lt 5, Setor Leste Universitário

Há coleta de medicamentos vencidos no Cais do Jardim Novo Mundo: Av New York Q Área, s/n ed Jardim Novo Mundo - Tel: (62) 3524-1890

Para saber mais sobre o Programa de Coleta Seletiva de Goiânia acesse: http://www.goiania.go.gov.br/html/comurg/coletaseletiva/index.html

São Paulo - SP

• Entrega em PEV (Postos de Entrega Voluntária): Os supermercados Pão de Açúcar e Extra possuem postos de coleta.

Neste site você encontra os postos de coleta seletiva da Grande São Paulo:
http://www.compam.com.br/postos.htm

Neste site você encontra os postos de coleta para os resíduos eletrônicos:
http://verd.in/n81q

Neste site você encontra postos de coleta de medicamentos vencidos:
http://www.descarteconsciente.com.br/

• Coleta Seletiva Residencial: Há vários condomínios que possuem locais para a coleta seletiva e o caminhão passa uma vez por semana recolhendo. Para inclusão do seu condomínio é necessário ligar para Prefeitura e eles indicam a companhia mais próxima para buscar. Central de Atendimento – 156. Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB): Alô Limpeza - (11) 3397-1723/24

Venda Nova do Imigrante - ES

• Doação: Há escolas em Venda Nova que já praticam a Educação Ambiental em conjunto com práticas sustentáveis como a coleta seletiva. Nas escolas Fioravante Caliman, Domingos Perim e Liberal Zandonadi os alunos são chamados a separar materiais como garrafas pet e embalagens Tetra Pak.

• Venda: Na cidade há locais e carros que passam comprando diversos tipos de resíduos sólidos. Além de ajudar o meio ambiente, você ainda pode descolar alguns trocados.

• Coleta Seletiva Residencial: Há pouco tempo se iniciou um programa de coleta seletiva na cidade onde os moradores devem separar os materiais recicláveis e deixar na porta de casa nos dias em que o caminhão da coleta seletiva passa recolhendo assim como ocorre em Goiânia. Não são todos os bairros que são contemplados com essa atividade por isso é preciso entrar em contato com a Prefeitura:

Se você é de uma escola que não tem coleta seletiva, converse com seus coordenadores, se você já não freqüenta mais a escola e seu bairro ainda não entrou no novo programa de coleta de materiais recicláveis, converse com os alunos dessas escolas para que você possa levar os resíduos que produz também.

Como não são em todos os lugares que se pode deixar os materiais recicláveis sem separá-los por categoria, vamos deixar aqui a classificação dos recipientes padronizados no Brasil, mas é importante salientar que normalmente esses recipientes têm escrito o nome dos materiais correspondentes às cores, por isso não há desculpa para não fazer a coleta seletiva corretamente.

Azul: papel/papelão
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo: resíduos radioativos
Marrom: resíduos orgânicos
Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.


Nossos sinceros agradecimentos à Regina Vegan (SP) e ao Gian Carvalho (ES) que nos ajudaram a construir esse post. Nosso projeto só é possível com a colaboração de todos. Se você quer colaborar com o nosso projeto e com o meio ambiente, mande para nosso e-mail (maisecoeducacao@hotmail.com) dicas, sugestões, textos falando como é a coleta seletiva da sua cidade que postaremos aqui para compartilhar com todos.


1 comentários:

Vanessa Fernandes disse...

Muito boa ideia!Gostei do post,espero que essa iniciativa a favor de melhorias para o município/cidade/estado/país/planeta consiga através da informação,atitude e união das pessoas fazer a diferença.Parabéns!

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...