terça-feira, 21 de junho de 2011

O que ilumina a vida não deve apagar a natureza

Não são apenas os lixos, pilhas, metais, pneus e outros materiais que podem ser reciclados. Você não deve se esquecer das lâmpadas!




As lâmpadas geralmente são do tipo fluorescentes tubulares e circulares, compactas, lâmpada de vapor metálico, de sódio e de até alguns metais pesados como, por exemplo ,as de mercúrio. 

No Brasil, cerca de 30 milhões dessas lâmpadas são descartadas no lixo por ano. Se somarmos todas as lâmpadas jogadas fora em todo mundo, o impacto ambiental será assustador. 



Os primeiros matérias a serem reciclados foram o papel, o plástico e o vidro e também o metal como latinhas de refrigerantes.Mas hoje em dia existe muitos outros matérias que podem e devem ser reciclados, a lâmpada é um ótimo exemplo, uma vez que seu principal material é o vidro, além de, é claro, conterem materiais químicos que prejudicam e contaminam o solo e cursos de água e que se forem inalados fazem mal a saúde de animais e até seres humanos. 

Etapas da reciclagem das lâmpadas com mercúrio:

1° Fase de esmagamento: os materiais são separados e esmagados. As lâmpadas são quebradas em pequenos fragmentos, o que permite separar a poeira de fósforo que contém o mercúrio de outros elementos da lâmpada. Depois desse processo ocorre a destilação para recuperar o mercúrio.

2° Fase de destilação do mercúrio: serve para recuperar o mercúrio. Essa recuperação ocorre quando o material é aquecido até a vaporização. Depois de condensado, o mercúrio é recolhido em recipientes especiais ou decantadores e passa pela destilação para remover impurezas. 

3° O vidro, principal elemento das lâmpadas, por possuir características favoráveis é um elemento que quase se compara ao alumínio em se tratando de reciclagem. Cerca de 100 gramas de vidro para reciclagem geram 88 gramas de vidro liquido, o que torna sua reciclagem bastante interessante economicamente.

Dica: fique atento quando for jogar um lâmpada fora, saiba que 95% dela pode ser reciclada.


Cássio Augusto.

2 comentários:

Robson Fernando de Souza disse...

O que eu digo abaixo talvez só tenha a ver por se tratar também de lâmpadas:

Dá desgosto em saber que praticamente TODAS as lâmpadas fluorescentes de 15W são importadas da China. A luz que ilumina nossos quartos e salas só é possível por causa das trevas da ditadura chinesa, do regime desumano de exploração trabalhista, da ausência de direitos legítimos, do progresso insustentável que impulsiona aquele país aos dois dígitos de crescimento ao ano...

Cássio Augusto disse...

E cara, e um ciclo e nao está isolado isso faz parte, profundo seu pensamento através do ambiental para o economico e principalmente social, por se tratar da China.^^

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...