sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Importância dos Catadores e a Coleta Seletiva em Montes Claros (MG)

Montes Claros é a maior cidade do norte de Minas Gerais, com cerca de 361.971 mil habitantes. É pólo regional e possui fábricas nos setores químico, alimentício e farmacêutico, apesar do setor de prestação de serviços possuir maior participação econômica.


No quesito meio ambiente, infelizmente o município fica devendo. A coleta seletiva de lixo que no passado já contou até com uma usina e "museu do lixo" com artefatos inusitados encontrados pelos trabalhadores da usina, não existe mais. O serviço agora se restringe apenas a órgãos públicos estaduais, cumprindo a Lei 16.689.



A esperança ambiental quando o assunto é “Resíduos Sólidos” está no Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS) que foi apresentado no “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores” e que será lançado em julho deste ano.

Neste encontro, representantes de ONG’s¹, iniciativa privada e poderes públicos federal, estadual e municipais, reconheceram a importância que o trabalho dos catadores tem para o meio ambiente e para a economia: “O trabalho de catação representa uma poupança de recursos naturais, o que confere ainda um valor econômico significativo a esta atividade”, afirmou José Cláudio Junqueira Ribeiro, presidente da Feam². Renault Castro, diretor executivo Abralatas³, apresentou a estatística de 98% de latas de alumínio recicladas que leva o Brasil a ser o país líder nesse tipo de reciclagem e afirmou: “Este resultado é creditado em grande parte ao trabalho dos catadores”.

Diante dessa importância o plano prevê a inclusão e a valorização dos catadores no sistema de coleta seletiva de Minas Gerais: “Não apoiamos implantação de coleta seletiva sem a inclusão dos catadores”, ressalta José Cláudio, que falou também sobre a importância da regularidade e da continuidade do serviço, independente de sucessões políticas. O presidente da Feam concluiu ainda que “a coleta seletiva realizada pelos catadores é um enorme serviço ambiental e como tal precisa ser valorizado”.

Por isso pedimos aos cidadãos de Montes Claros que repensem seus hábitos, reduzam seu lixo e apoiem estes trabalhadores que ainda são os únicos que podem coletar os materiais recicláveis em nossas residências. Conversem com vizinhos, amigos e catadores e organizem dias na semana para entregar os materiais a eles enquanto não é implantado o plano de coleta seletiva na cidade. Ajudem ao próximo e ao meio ambiente!

Além disso, contribuam com o plano encaminhando sugestões para o e-mail pecs@meioambiente.mg.gov.br !

¹- Organizações Não Governamentais

²- Fundação Estadual do Meio Ambiente


³- Associação Brasileira Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade





Leonardo Mendel.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...