sábado, 29 de outubro de 2011

Silvio di Oliveira: o artista do Cerrado

Nos dias 19,20 e 21 de outubro aconteceu na Área I da PUC Goiás o 17º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado realizado pela Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado. Com o tema "Legalidade e Sustentabilidade", o simpósio contou com palestras, minicursos e mesas redondas com professores e educadores ambientais, entre outros. 

Outro destaque do simpósio foi a ExpoCerrado. Montada nos Blocos F e G da Área I da PUC Goiás, a exposição trouxe ao público produtos e cosméticos naturais, bijuterias, roupas, calçados, fotografias e artesanatos que têm os recursos do Cerrado como matéria-prima ou inspiração. Além disso, a exposição contou com a tenda do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, que expôs animais empalhados (ou esqueletos/carcaças) e armas apreendidas em operações com objetivo de educar e sensibilizar a população em relação aos crimes ambientais que destroem a fauna do nosso bioma.

No que se diz respeito à arte, o que mais me chamou atenção na ExpoCerrado foram as luminárias e outros artigos de decoração do artista Silvio di Oliveira. Ele confecciona esses objetos com fibras de bananeira, um recurso natural local, renovável, biodegradável, de baixo impacto ambiental e que até pouco tempo era desprezado.



Com a venda dessa fibra para artesãos, o produtor pode ter um acréscimo em sua renda familiar, pois o que antes seria desperdiçado, agora se transforma em matéria-prima. Isto é um belo exemplo de relação sustentável do nosso Cerrado: uma mistura de preservação ambiental, desenvolvimento econômico e social, cultura e arte.

E Silvio di Oliveira não para por aí quando o assunto é inovação e preservação ambiental. Ele utiliza isopor derretido para substituir a argila na confecção de esculturas, um ato que deve ser seguido por outros artistas, pois além de evitar a retirada de argila dos rios (o que afeta a mata ciliar e que pode provocar o assoreamento dos rios), dá uma destinação útil e bela para o isopor, um resíduo sólido que ainda não é potencialmente reciclado. Além disso, o artesão tece mantas com sacolas plásticas e faz esculturas com garrafa PET derretida, e muito mais. Um verdadeiro ecodesigner!

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Silvio di Oliveira através de seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/SilvioDiOliveira .

Para comprar as obras de arte de Silvio, você pode entrar em contato pelo e-mail silvio_oliveira45@hotmail.com ou pelos telefones (62) 3207-8673 / 9185-3757 / 9996-8411. 

Vamos valorizar nossa cultura. Vamos reconhecer nossos artistas. Vamos preservar o nosso Cerrado!

Jéssica Meireles

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...