sexta-feira, 23 de março de 2012

O Plástico e seu Ciclo de Vida

Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Embora o petróleo seja um recurso não-renovável de matéria-prima, apenas 4% do petróleo consumido no Brasil é utilizado na fabricação de plástico.

Os produtos extraídos do petróleo para fabricar os minerais são transformados em resinas plásticas. As resinas plásticas podem ter sua composição química modificada e dar origem a diferentes tipos de plástico. Por isso, alguns plásticos são mais transparentes que outros ou derretem mais facilmente.

Os materiais plásticos usados para fazer embalagens são chamados de termoplásticos, porque amolecem quando aquecidas, podendo ser transformados em novos produtos.

Os restos de plásticos não se decompõem, quando aterrados. Embora hoje já existam plásticos biodegradáveis, eles ainda não são maioria no mercado.

 



Os materiais plásticos coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem. Na Central de Triagem os diferentes tipos de plásticos são separados e enviados para as fábricas de reciclagem onde são novamente são novamente derretidos para a fabricação de novos produtos.

Jogo Rápido

Reciclável: embalagens de refrigerantes, de margarina e material de limpeza, copinho de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral.
Não reciclável: cabos de panela, tomadas.

Menos Poluição

As embalagens plásticas podem ser enviadas para a reciclagem térmica, que consiste na incineração com recuperação de energia. Em países frios usa-se a energia produzido pelo incinerador para gerar eletricidade ou aquecer as casas. A queima do plástico, quando realizada em incineradores adequados, produz menos fumaça e poluição atmosférica que a queima de carvão e óleo combustível.

FONTE: A Embalagem e o Ambiente, Tetra Pak Ltda., 1998.

2 comentários:

Sibele disse...

Olá, queria saber de onde vc conseguiu a informação de q apenas 1% do petróleo consumido no Brasil é utilizado na fabricação de plástico;

Grata

Sibele - scestari@gmail.com

ecoargoiania@hotmail.com disse...

Sibele,

Esse texto foi retirado da publicação "A Embalagem e o Ambiente, Tetra Pak Ltda., 1998.".

Porém, consultando novamente a fonte, desta vez pela internet, contatamos que não é 1%, mas sim 4%.

Veja: http://www.planetareciclavel.com.br/sala_de_aula/Tetra_Pak/Caderno_do_aluno.pdf
"Embora
o petróleo seja um recurso natural não-renovável, apenas 4% do petróleo
consumido no Brasil é utilizado para produção de plástico."

Pedimos desculpas pelo equívoco e agradecemos por sua atenciosa leitura. Faremos a correção no texto.

Grat@s!

(Te responderemos também por e-mail.)

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...