sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Você sabe de onde vêm seus alimentos?

Bom dia pessoal! Hoje é sexta-feira, então vamos falar novamente sobre alimentação. Depois do texto da semana passada sobre o Slow Food encontrei um vídeo muito interessante no site que nos pergunta: " Você sabe de onde vêm seus alimentos?" 


Não seria interessante se tivéssemos a oportunidade de encontrar o agricultor/produtor dos alimentos que consumimos, para saber de onde eles vêm? Pois é pessoal, em Porto Alegre isso acontece. Há mais de 20 anos a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), criada pela Cooperativa Coolméia, desenvolve esse encontro entre produtor e consumidor. É essa a história contada no vídeo, de como é organizada, e que são comercializados apenas alimentos orgânicos. 

A feira, segundo o vídeo, foi criada para que o produtor tivesse oportunidade de vender diretamente para o consumidor. E começou devagar, porém hoje está cheia.
O vídeo chama a atenção com o depoimentos de alguns feirantes e consumidores que nos mostram ser possível com um pouco de vontade, desenvolver uma agricultura mais saudável tanto para nós quanto para o planeta. Até as embalagens são devolvidas aos feirantes.

Em certo momento do vídeo um agricultor diz que já se sente tão bem que está há mais de vinte anos sem tomar remédios,  e que no final ele descobriu que qualidade está relacionado a bem estar pessoal, e não bens materiais.
O grupo é certificado pelo grupo Ecovida que é cadastrado no Ministério da Agricultura, e optaram pela certificação participativa, em que todos são responsáveis pelo bom trabalho, e receberam a certificação de alimentos orgânicos.

E então gente, vocês sabem de onde vêm seus alimentos?
Se você responderia sem pensar: do supermercado, então, talvez seja a hora de pensar um pouco mais na hora de fazer suas escolhas alimentares. Toda essa história de alimentação sustentável e de agricultura agroecológica (orgânica) não fará o menor sentido se as pessoas não estiverem dispostas a ter um alimento de melhor qualidade. Essa feira é apenas um exemplo de como podemos interferir no meio ambiente e de como o ato de alimentar-se ter se tornado cada vez mais um ato social. 

Até a próxima semana, pessoal.


Confira o vídeo abaixo.


Akemi

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...