segunda-feira, 29 de julho de 2013

#7: De Forno e Fogão - #50Atitudes

Aqui no blog já demos várias dicas de como ser mais sustentável na cozinha, principalmente quanto à escolha dos alimentos. Mas não devemos nos preocupar apenas com os temperos e ingredientes que utilizamos, mas também no tipo de panela e na maneira como cozemos os alimentos. A metodologia de forno e fogão influencia também o consumo de energia. Vejamos alguns exemplos e dicas.




1. Evite abrir o formo. Cada vez que se abre a porta do forno, a temperatura em seu interior diminui entre 15 e 25°C. E, para aquecer o forno novamente, será necessário mais gás ou eletricidade. Isso significa energia - e dinheiro - desperdiçada.

2. Se liga na cor da chama. A chama deve apresentar coloração azulada. Se estiver amarelada é sinal de que os queimadores estão desregulados ou sujos.

3. O forno de micro-ondas. Cada vez mais popular, temos que ter atenção: ele consome 2.400W/hora e a energia elétrica no Brasil é mais cara que o gás.

4. Prefira torradeiras. Elas consomem menos energia que fornos.

5. Tampe a panela se estiver fervendo água e alimentos. A panela de água tampada ferve mais rápido do que panela destampada.

6. Evite panelas de vidro ou cerâmica. Elas absorvem mais calor, por isso consomem mais energia.

7. "Ouça" a comida que você está preparando, bem como as panelas que utiliza. Se escutar assobios, ruídos agudos ou qualquer barulho anormal, talvez o fogo esteja muito alto.

8. Use panelas menores para economizar energia (demora mais tempo para aquecer uma superfície maior) e panelas de pressão (apressam o cozimento).

9. Escolha a boca certa. Não use uma panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais.

10. Coma na mesma hora. Procure programar o horário das refeições da sua família para reduzir a necessidade de reaquecer os alimentos. Além de ter todo mundo junto à mesa, podemos economizar.
O que acharam, pessoal? Conhecem mais dicas? Dividam com a gente. Até a próxima!

Mais Eco Educação. 

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...