terça-feira, 14 de junho de 2011
Afinal, o que é e o que não é reciclável?
11:26 |
Postado por
ecoargoiania@hotmail.com
São considerados recicláveis aqueles resíduos que constituem interesse de transformação, que têm mercado ou operação que viabiliza sua transformação industrial. Assim dizer que certo material é reciclável ou não dependerá do local onde é gerado. Essa postagem tem o objetivo de listar os materiais comumente recicláveis e não recicláveis no Brasil e quais os cuidados que se deve ter na hora de separá-los para a coleta seletiva.
Papel
Recicláveis: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos, impressos em geral, Tetra Pak.
Não Recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, papel de fax.
Cuidados especiais: devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.
Metal
Recicláveis: Latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias, arame.
Não Recicláveis: clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta ou veneno, latas de combustível, pilhas, Baterias.
Cuidados especiais: Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados).
Plástico
Recicláveis: Tampas, Potes de alimentos, PET, Garrafas de água mineral, Recipientes de Limpeza, Higiene, PVC, Sacos plásticos, Brinquedos, Baldes.
Não Recicláveis: Cabo de panela, Tomadas, Adesivos, Espuma, Teclados de computador, Acrílicos.
Possivelmente recicláveis: Isopor tem reciclagem em algumas localidades.
Cuidados especiais: Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.
Vidro
Não Recicláveis: Planos, Espelhos, Lâmpadas, Cerâmicas, Porcelanas, Cristal, Ampolas de medicamentos.
Cuidados especiais: Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).
Comumente temos dificuldade de saber se certa embalagem é reciclável ou não, por isso é importante procurar os símbolos abaixo. Reparem que não há o uso apenas do símbolo internacional da reciclagem, por isso temos que conhecer os outros:
A identificação de materiais poliméricos segue um código internacional (GIOVANNETTI, 1995). Nesse código os símbolos são constituídos por um elemento comum, formado por três setas inseridas em um triangulo e apontadas em sentido horário, e um código numérico. Abrange os seguintes polímeros: 1 Polietileno Tereftalato (PET); 2 Polietileno de Alta Densidade (PEAD); 3 Policloreto de Vinila (PVC); 4 Polietileno de Baixa Densidade (PEBD); 5 Polipropileno (PP); 6 Poliestireno (PS); e 7 outros.
Descarte Seletivo |
Alumínio |
Aço |
Vidro |
Símbolos para a identificação de materiais de descarte seletivo (materiais recicláveis), alumínio reciclável, aço e vidro. (Fonte ABRE, 2004).
Pratiquem a coleta seletiva, mas antes procurem reduzir o consumo, se não conseguirem se livrar de certos produtos que gera resíduos, procurem comprar os que possuem embalagens recicláveis. Lembrem-se que primeiro devemos procurar reduzir a geração de resíduos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário