quarta-feira, 8 de junho de 2011
Vídeos III - "Dia dos Oceanos" e o Lixo
00:19 |
Postado por
ecoargoiania@hotmail.com
O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 na cidade do Rio de Janeiro. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas. Esse dia tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos devido à sua importância para a manutenção da vida, porém os oceanos vêm sendo poluídos com resíduos gerados por nós humanos e isso afeta diretamente os animais marinhos e indiretamente a nós mesmos. Para que todos entendam melhor como a disposição incorreta de resíduos afetam os oceanos e toda a cadeia alimentar apresentaremos vídeos de entrevistas realizadas pelo programa Fantástico da Rede Globo.
As águas oceânicas ocupam 71% da superfície da Terra, o que significa que desempenham um papel extremamente importante na regulação da vida do planeta. As interacções entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existe 97% de toda a água. O oceano é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético e as águas oceânicas abrigam em torno de 236 mil espécies que são ameaçadas diariamente pela pesca e também pelos resíduos como vimos. Diante disso, imagens como vimos nos vídeos são inadmissíveis e só podem ser mudadas se cada cidadão se conscientizar e dar a destinação correta para os resíduos que gera, ou seja, não jogar lixo nas ruas, rios, mares, não deixar sacos de lixo na calçada quando não for dia de coleta (pois o lixo pode se espalhar pela água da chuva ou animais podem rasgar os sacos), reduzir a geração de resíduos, praticar a coleta seletiva, cobrar da prefeitura uma limpeza urbana eficiente e campanhas de conscientização. Além disso cada cidadão deve ser multiplicador dessas ideias e dessa consciência, deve conversar com amigos e familiares, fazer campanhas em suas escolas, empresas, bairros ou na internet, etc e cobrar também o comprometimento das empresas das quais você é cliente.
Outros fatos que mostram a importância dos oceanos:Recusos Minerais
Do fundo do mar são extraídos minerais, como o magnésio que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio. O bromo é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido directamente a partir da água do mar.
Fonte de energia
A energia da água do mar é aproveitada de diversos modos. Em alguns locais, a força das marés é convertida em energia eléctrica. Noutros, a água fria é utilizada para arrefecer as turbinas de centrais térmicas: no túnel que atravessa o Canal da Mancha a temperatura dos carris tende a aumentar, devido ao atrito provocado pela passagem do comboio. A fim de evitar possíveis incêndios, um complexo sistema de arrefecimento com água do mar mantém a temperatura dentro dos níveis de segurança.
Neste 8 de junho o MaisEcoEducação agradece a cada ser vivo dos oceanos e de todas as águas deste planeta por sua rica existência, agradecemos à água que nos dá vida e também a cada ser humano que cuida bem desse bem inestimável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
1 comentários:
A mídia mainstream por um lado faz educação ambiental, falando de hábitos individuais simples como o cuidado com o lixo e o uso moderado da água. Mas, por outro, além de não passar nem perto de tocar no assunto militância ecocidadã coletiva - peitação de interesses de poderosos, questionamento público do desenvolvimentismo insustentável etc. -, ainda tem a cara de pau de incentivar atividades econômicas claramente antiambientais, como a pesca e o agronegócio.
Fiz a denúncia no meu blog sobre a postura da Folha.com, que, ao mesmo tempo que tem uma seção chamada "Ambiente", incita na seção "Mercado" a pesca predatória:
Enquanto o mundo arranca os cabelos para salvar os atuns, o Brasil e sua imprensa incentivam pescá-los mais ainda
Postar um comentário