quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Meio Ambiente e Consumo (Parte 1)

Além da Obsolescência Planejada



Falar de meio ambiente evoca a questão de consumo e o problema da chamada “Teoria da Obsolescência Planejada”. Obsolescência é o processo de tornar-se obsoleto, sem uso. Em relações de consumo, significa o tempo que dura a experiência de utilização de um produto, bem ou serviço. E a obsolescência planejada ocorre quando um produto ou serviço é projetado para cumprir um ciclo de vida menor do que seu potencial, de forma a garantir a constante troca do mesmo. Como a grande maioria destes processos se utiliza de recursos naturais, a conexão com a preservação do meio ambiente é óbvia, porém pouco divulgada. Isso se torna mais grave ainda quando os produtos duram menos que deveriam e/ou não temos como dar a correta destinação a eles.


Temos como exemplo o “lixo” eletrônico que se acumula em nossas casas, nas oficinas de assistência técnica e nos depósitos de lixo. Muitos deles contêm materiais nocivos ao meio ambiente (na sua maioria metais pesados) e são aparelhos que até pouco tempo atrás eram o lançamento do ano, sucesso de vendas...



As vantagens deste tipo de estratégia de produção e vendas para as empresas são claras. Lançamentos constantes colocam produtos sempre em evidência, estimulam vendas e consequente altas margens de lucro.

Mas e para nós consumidores?

- Necessitamos consumir sempre?

- Faz parte do nosso dia-a-dia. Mas como compramos?

- Comparamos somente preço / valor / marca?

- Realmente necessitamos do produto ou estamos seguindo algum apelo emocional ou social?

- Antes de comprar planejamos como vamos utilizar?

- Analisamos se ele atende a nossas necessidades diárias ou se temos um plano para reutilizá-lo logo depois?



Além da economia que podemos fazer quando analisamos estes aspectos, estimulamos não o chamado “consumo consciente”, mas a reflexão e planejamento de como podemos satisfazer nossas necessidades (o que nem sempre implica CONSUMIR) respeitando o futuro do ambiente no qual vivemos.

Leonardo Mendel - @leomendel

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...