quinta-feira, 21 de julho de 2011

Zoológicos: Ferramentas de Des-educação!

Um jardim zoológico, ou simplesmente zoológico, é um local para se manter animais selvagens ou domesticados com alguns fins: uma minoria se dedica apenas ao estudo da preservação de espécies, já a maioria possui também caráter recreativo-educativo com exposições ao público, mantendo animais enjaulados sujeitos à perturbações físicas e mentais, contrariando a Declaração Universal dos Direitos dos  Animais. 



Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito. (Artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). 

Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal. (Artigo 10º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). 
Há vários fatos negativos referente aos zoológicos, mas faremos aqui a ligação educação ambiental – respeito à liberdade. Muitos educadores defendem os zoológicos como uma ótima ferramenta de educação ambiental: passeiam entre as jaulas pedindo redações e trabalhos sobre o que os alunos viram, pesquisas sobre os animais que mais gostaram, descrevendo suas características, seu habitat natural e o porquê de estar ameaçado de extinção (se estiver, é claro!). Assim, acreditam que os alunos terão um maior contato com os animais, passarão a ter uma maior consciência ambiental e respeitarão mais os bichos. Para tudo! 




Nada se aprende no zoológico sobre os hábitos dos bichos, uma vez que eles não estão em seus ambientes naturais. Assim, os alunos não poderão compreender as relações ecológicas entre animais e natureza, consequentemente, as únicas coisas que vão aprender de verdade são algumas informações que são facilmente encontradas na internet e enciclopédias, e que o homem pode violar os direitos universais dos animais, enjaula-los, perturba-los com gritarias de dezenas de alunos todos os dias, ganhar dinheiro com isso e ainda achar tudo normal. Isto é o que chamam de educação ambiental? 

O Instituto Nina Rosa acredita que zoológicos deveriam ser virtuais, onde realmente poder-se-ia conhecer os animais em seu habitat, em sua forma natural de ser, e não confinados para ficarem expostos em troca de dinheiro. Esta é mais uma forma de exploração animal, que não deve ser incentivada/patrocinada pela sociedade. (Nina Rosa Jacob, fundadora e presidente do Instituto Nina Rosa). 

Os alunos só terão uma verdadeira conscientização a partir do zoológico (não é da visita ao zôo, mas de pensamentos sobre ele) se os educadores mudarem as suas táticas educacionais. Eles precisam repensar essa metodologia de educação ambiental, eles precisam se libertar das jaulas e paredes de vidro que aprisionam seus pensamentos e levar os alunos a fazerem o mesmo. Caso contrário, os “zôos” continuarão sendo ferramentas de des-educação.




Proponho que os educadores ambientais questionem a si e a seus alunos a existência de zoológicos, principalmente os abertos à exposição; o que tem por trás de tudo; se realmente os animais estão bem nesses lugares; o porquê dos animais criados presos muitas vezes sofrerem perturbações físicas e mentais; se não seria melhor estarem na natureza; se é ético e moral enjaular os animais; o porquê dos Direitos Animais não serem respeitados e defendidos; se os humanos podem explorar os animais de tal forma e se os zoológicos realmente educam, dentre outras coisas. 


É levando o aluno a se questionar que criamos mentes críticas, criativas e conscientes. Essa é a verdadeira educação.

Texto: Jéssica Meireles - @MeirelesJess

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