segunda-feira, 18 de julho de 2011

Desenvolvimento Sustentável, de Fato.

Nos últimos anos, o termo “Desenvolvimento Sustentável” vem sendo muito clamado por instituições, empresas e campanhas publicitárias nessas ultimas décadas devido a relevância do assunto “preservação do meio ambiente” para as questões ligadas ao desenvolvimento econômico, social e a exploração de recursos naturais. Mas será que a sustentabilidade está sendo praticada de fato? Todas suas atividades englobam os parâmetros desse termo? 




Devido a “nova tendência de mercado” – o “mercado verde” -, grandes indústrias e empresas diretamente ligadas a exploração de recursos naturais nas mais diversas características – madeira, água, minérios, etc. –, têm se utilizado desse termo para tentarem minimizar a imagem degradante de suas atividades. Mas para afirmarmos que uma empresa ou instituição é mesmo “sustentável” devemos analisar três aspectos que fazem parte do tripé da definição de “desenvolvimento sustentável”: Atividades “ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”; que supram nossas necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. 


Ecologicamente correto 

A companhia deve se preocupar com a preservação ambiental desde a origem e produção de matéria-prima, passando por processos tecnológicos na industrialização, divulgação e orientação sobre seus produtos, até chegar à produção, manejo e disposição final de resíduos produzidos durante o processo de fabricação e do próprio produto. Neste quesito também podemos verificar se a empresa ou companhia possui certificações e cumpre as exigências em todos os processos produtivos. 
              
Socialmente Justo 

Na base do social, a forma com que essas instituições se relacionam com seus funcionários e comunidades circunvizinhas é o que se deve levar em conta. A empresa deve buscar uma integração social através de informações e assistências das mais diferentes necessidades como apoio ao sistema de educação básico, oficinas e palestras mostrando as necessidades sociais de seus produtos e os cuidados que a instituição tem e que a sociedade deve ter para com o meio ambiente.
 


Economicamente Viável 

Todas as tecnologias e procedimentos industriais acarretam custos em todas as cadeias produtivas, o que acaba por “agregar” valor ao produto final. As empresas devem trabalhar pensando em criar produtos economicamente viáveis tanto para a própria empresa - uma vez que a intenção de toda e qualquer atividade comercial, industrial e até prestação de serviços é o lucro financeiro – quanto para o consumidor. Para isto devem sempre contar com novas pesquisas, novos investimentos e inovações tecnológicas. 


Cássio Augusto Pinto - @Kcio_cassio






0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...