sexta-feira, 15 de julho de 2011

Separar o Lixo Doméstico Só Traz Vantagens

Mesmo que a sua cidade não conte com uma rede de coleta de lixo organizada, com programa de coleta seletiva e catadores cadastrados, vale a pena fazer a separação dos resíduos domésticos produzidos na sua casa ou local de trabalho. Quando incorporados às tarefas do dia-a-dia se tornam fáceis e trazem vantagens. 



Fazer a separação dos resíduos em casa ou no trabalho parece difícil, mas não é. Tudo se torna prático e fácil se houver atenção e a conscientização de todos no ambiente. Veja algumas recomendações:



- Todas as embalagens, tais como latas, papéis, caixas de leite longa vida, latas de conservas, embalagens ou pedaços de plástico e isopor, garrafas ou embalagens de vidro e outros (clique aqui e veja a lista de materiais recicláveis) ficam juntos até a coleta em um saco maior, que pode ser um saco plástico mais rígido ou caixas de papelão (pra você continuar usando depois), saco usado para cereais ou mesmo reutilizar alguma embalagem que tenha em casa. 

- Se necessário limpe com água (para evitar cheiro e insetos) antes de colocar no saco ou caixa.

- No dia da coleta basta separar os tipos de material e acondicionar em sacos separados (de preferência transparentes ou translúcidos, para permitir a identificação dos resíduos). 

- Se na sua cidade não houver um programa de coleta seletiva da prefeitura, entre em contato com catadores e combine um dia para que ele possa buscar os materiais.


- Os resíduos orgânicos podem ir para um recipiente separado do lixo seco e periodicamente levado à uma composteira para virar adubo. É simples e prático: clique aqui e veja o processo de compostagem. 

Vantagens:
- A primeira delas na verdade vai vir em uma grande constatação: o volume de lixo que produzimos que pode ser reutilizado, reciclado ou reaproveitado é muito maior do que o lixo orgânico. Você vai ficar impressionado, às vezes pagamos mais pelas embalagens do que pelo conteúdo (não se iluda, embalagens são muito caras).

- O lixo da cozinha fica mais fácil de ser manejado: sem tantas embalagens ocupando espaço, facilita o recolhimento, limpeza e troca dos sacos; o mesmo ocorre em outros cômodos como banheiros e quartos;

- O saco de lixo “seco” devidamente acondicionado (fechado e seco) não atrai animais, insetos ou gera mal-cheiro;

- Facilita o trabalho de catadores de rua ou no depósito, evitando bagunça ou sujeira na rua, diminuindo também o volume de resíduos enviados para os aterros (aumentando sua vida útil) ou depósitos. 

- Economia de água, energia e matéria-prima. Contribuindo com a reciclagem, você contribui também com a conservação do ambiente natural.


Assim você e sua família mesmo sem contar com uma estrutura oficial de coleta podem fazer esta pequena ação em casa e estimularem vizinhos a fazerem o mesmo. Afinal de contas, pequenas ações também podem fazer grande diferença quando todos estão comprometidos.




Leonardo Mendel - @leomendel

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...