sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coleta Seletiva na Cidade do Rio de Janeiro

Devido à preocupação sócio-ambiental e o grande número de catadores na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente 5.000 trabalhadores, a prefeitura do Rio vem desde 1993 criando cooperativas e operando um sistema de coleta seletiva formal em toda a capital. 




Atualmente a coleta seletiva domiciliar está presente em vários bairros do Rio. É realizada uma vez por semana (ou duas dependendo da área), na mesma hora e em dias alternados da coleta comum. Recomenda-se que os moradores deixem os materiais recicláveis (não é necessário separar por categoria) limpos e em sacos transparentes (para facilitar a identificação dos materiais) nas portas de suas residências apenas no dia correto da coleta seletiva. 

Na Zona Oeste e parte da Zona Norte, face às suas características de urbanização, também foi implantada a coleta seletiva por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)/Ecopontos. Estes pontos são locais para recebimento gratuito de entulho de obras, galhadas e outros materiais inservíveis, transportados por catadores, carroceiros e pela população. Nessas regiões há também os Ecopneus, que são postos que recebem os pneus que não podem mais ser utilizados para a sua função original.

Para saber quando o caminhão da coleta seletiva passa em seu bairro, acesse: http://comlurb.rio.rj.gov.br/serv_coleta.htm

Para saber onde tem um PEV ou um Ecopneu mais próximo de sua residência, acesse: http://comlurb.rio.rj.gov.br/serv_ecopontos.htm#anc1

Para saber os lugares onde há Cestas Verdes de Destinação de Pilhas e Baterias, acesse:

Se seu condomínio quiser adotar a separação de materiais recicláveis e no seu bairro ainda não existir a coleta seletiva, basta procurar as cooperativas que atendam as necessidades do condomínio:
Amigos da Natureza: (21) 3467-3216
Betânia Pró-Reciclagem: (21) 2402-2998
Coopermizo: (21) 2412-5039
Cootrabom: (21) 2560-8899
Cooperativa Vale da Safira: (21) 8816-8601
Coopercase: (21) 3317-5365
Riocoop: (21) 2573-4412
Coop Norte: (21) 2241-1440


No site da Comlurb há uma cartilha educativa para os catadores e outra para os moradores. Há também a afirmação que a educação sanitária e ambiental é realizada pela mídia e através de palestras, exposições e dramatizações pela cidade. Porém, não são todas as pessoas que possuem acesso a essas informações. Por isso pedimos que você, leitor do Blog Mais Eco Educação, ajude a disseminar essas informações em seu bairro, escola ou trabalho.



0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...