segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Vidro e seu Ciclo de Vida

O vidro foi descoberto há milhares de anos pelos fenícios, que, juntando areia quente com cinzas, conseguiram obter um material transparente, que hoje chamamos de vidro.

Atualmente o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, areia de onde é retirada a sílica. Adicionada-se, também, a barrilha de onde vem o sódio e o calcário de onde é retirado o cálcio.


O vidro quando levado para os aterros sanitários não se decompõe facilmente (tempo de decomposição estimado entre 4 mil e 1 milhão de anos*) o que diminui a vida útil do aterro. A matéria-prima empregada na fabricação do vidro é barata e fácil de encontrar, mas sua extração causa danos no meio ambiente. Além disso, gasta-se muita energia para recolher a areia e muito combustível pra que ele chegue até às indústrias de vidro. Gasta-se, também, energia para aquecer os fornos a altas temperaturas exigidas na produção do vidro.


Nas centrais de triagem as embalagens de vidro são trituradas e transformadas em pequenos cacos, colocadas em tambores para serem enviados às vidrarias. Nas vidrarias os cacos, que representam de 35 a 50% do total, são lavados e misturados com areia, calcário, sódio e outros minerais, sendo colocados em formas para serem fundidos a uma temperatura média de 1300 ºC. Após a fusão, a massa é despejada nas diversas formas das indústrias vidreiras e, por um processo automático, transformadas em novas embalagens.

Menos Energia

A reciclagem permite, também, economizar energia, pois para a fabricação do vidro a partir de cacos é necessário é necessário que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1300 ºC, enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens, a temperatura do forno deve chegar a 1500 ºC.

Jogo Rápido

Reciclável (veja nosso artigo "Afinal, o que é e o que não é reciclável?")
Recipientes em geral, garrafas de vários tamanhos, copos.

Não - Reciclável
Espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de TV, cerâmica, porcelana.

Fonte: A Embalagem e o Ambiente, Tetra Pak Ltda., 1998.

* Fonte: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...