segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Consumo e Meio Ambiente (Parte 2)

Até onde vão nossas escolhas?

Necessitava fixar um quadro no meu local de trabalho, mas não tinha ferramentas à mão. O que fazer? Logo, a saída foi correr a uma lojinha de variedades que vende, entre suas centenas de artigos, um martelo Made In Asia pela bagatela de cinco reais. Aliviado e satisfeito pela minha economia de tempo e dinheiro, retornei pronto a findar mais uma tarefa. 

Na primeira tentativa o prego entortou. Fácil, basta usar a unha do martelo e sacar o malfadado prego dali. Para a minha surpresa, na primeira tentativa o prego não saiu, mas a unha do martelo quebrou, revelando a liga metálica que mais parecia chocolate aerado! Incrível! Um punhado de minério de ferro, retirado provavelmente de locais como Brasil, é transportado em um vagão até o porto, viaja milhares de quilômetros até o destino, é (mal e porcamente) forjado em uma fábrica asiática, combinado com madeira, tinta, papel e adesivo e, devidamente embalado, retorna ao porto onde regressa milhares de quilômetros, vai até um centro atacadista (se muito), é comprado por um lojista, faz uma nova viagem até ao ponto de venda e é comprado para minutos depois ser jogado no lixo. 


Ao contrário do que se alardeia por aí sobre qualidade, produtividade e excelência, muitos setores ainda estão bem longe de oferecer ao consumidor a satisfação prometida. A relação e importância desta história com a saúde do nosso planeta é clara. Desperdiçamos recursos infinitos em troca de experiências de consumo limitadas ou nulas, que não trazem satisfação ao consumidor, mas mesmo assim cobram o seu preço.

Outro exemplo é a prestação de serviços de baixa qualidade. Empreendem-se ligações, contratos, orçamentos, materiais, mão de obra para muitas vezes não poder usufruir adequadamente do que foi prometido/acordado. 

A saída? Ter sempre em mente que só o valor monetário muitas vezes não traduz o real custo ambiental de um produto/serviço. Exigir de fabricantes e prestadores de serviço a garantia de qualidade, não só com a devida reparação, mas com o comprometimento real com o uso dos recursos e seus impactos com o meio ambiente. 

E nós como consumidores, tentados sempre a experimentar a última moda e a mega promoção, devemos abrir nossos olhos e refletir sobre o impacto de nossas pequenas escolhas, repetidas bilhões de vezes mundo afora.

Leonardo Mendel

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