segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Consumo e Meio Ambiente (Parte 2)
14:33 |
Postado por
ecoargoiania@hotmail.com
Até onde vão nossas escolhas?
Necessitava fixar um quadro no meu local de trabalho, mas não tinha ferramentas à mão. O que fazer? Logo, a saída foi correr a uma lojinha de variedades que vende, entre suas centenas de artigos, um martelo Made In Asia pela bagatela de cinco reais. Aliviado e satisfeito pela minha economia de tempo e dinheiro, retornei pronto a findar mais uma tarefa.
Na primeira tentativa o prego entortou. Fácil, basta usar a unha do martelo e sacar o malfadado prego dali. Para a minha surpresa, na primeira tentativa o prego não saiu, mas a unha do martelo quebrou, revelando a liga metálica que mais parecia chocolate aerado! Incrível! Um punhado de minério de ferro, retirado provavelmente de locais como Brasil, é transportado em um vagão até o porto, viaja milhares de quilômetros até o destino, é (mal e porcamente) forjado em uma fábrica asiática, combinado com madeira, tinta, papel e adesivo e, devidamente embalado, retorna ao porto onde regressa milhares de quilômetros, vai até um centro atacadista (se muito), é comprado por um lojista, faz uma nova viagem até ao ponto de venda e é comprado para minutos depois ser jogado no lixo.
Ao contrário do que se alardeia por aí sobre qualidade, produtividade e excelência, muitos setores ainda estão bem longe de oferecer ao consumidor a satisfação prometida. A relação e importância desta história com a saúde do nosso planeta é clara. Desperdiçamos recursos infinitos em troca de experiências de consumo limitadas ou nulas, que não trazem satisfação ao consumidor, mas mesmo assim cobram o seu preço.
Outro exemplo é a prestação de serviços de baixa qualidade. Empreendem-se ligações, contratos, orçamentos, materiais, mão de obra para muitas vezes não poder usufruir adequadamente do que foi prometido/acordado.
A saída? Ter sempre em mente que só o valor monetário muitas vezes não traduz o real custo ambiental de um produto/serviço. Exigir de fabricantes e prestadores de serviço a garantia de qualidade, não só com a devida reparação, mas com o comprometimento real com o uso dos recursos e seus impactos com o meio ambiente.
E nós como consumidores, tentados sempre a experimentar a última moda e a mega promoção, devemos abrir nossos olhos e refletir sobre o impacto de nossas pequenas escolhas, repetidas bilhões de vezes mundo afora.
Leonardo Mendel
Leonardo Mendel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário