quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Papel e seu Ciclo de Vida

O papel é feito de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como eucalipto e pinus. Para obtenção da pasta de celulose a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços em um picador. Depois, os pedaços de madeira são misturados com água e soda cáustica em grandes tanques e cozidos para a separação da pasta de celulose. O eucalipto tem fibras de celulose mais curtas e por isso fornece um papel de superfície bem lisa, usado, principalmente, para escrever e para fotocópias. O pinus possui fibras de celulose mais longas, por isso é usado para fazer papel para caixas e embalagens que precisam de maior resistência.

As árvores utilizadas para fabricar papel são plantadas pelo homem e, portanto, um recurso renovável de matéria-prima.

Os diversos tipos de papéis usados recebem o nome de aparas. Coletados pela Coleta Seletiva são levados para as centrais de triagem. Nas centrais as aparas são separadas dos demais materiais de embalagem e amarradas em fardos. Os fardos são vendidos para as fábricas de reciclagem de papel.


As aparas são classificadas de acordo com o tipo de papel e a quantidade de sujeira que elas contêm. Quanto mais limpa e selecionada for a apara, mais valiosa é, e melhor será o papel obtido de sua reciclagem.

Na fábrica de papel reciclado, as aparas são misturadas com água em um grande liquidificador chamado hidrapulper. A massa obtida segue para o setor de limpeza onde são retirados materiais como metais, plásticos e areia. A pasta de celulose resultante vai para a máquina de fazer papel para a retirada da água, prensagem e secagem., formando, finalmente, a folha de papel reciclado.

Menos Água

A reciclagem do papel não exige processos químicos para a obtenção da pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios. Reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira.

Jogo rápido

Reciclável (veja nosso artigo "Afinal, o que é e o que não é reciclável?")
Caixinhas Longa Vida, jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, papel de fax, envelopes, fotocópias, caixas em geral, aparas de papel, provas, cartazes velhos.

♦ Não- Reciclável
Papel carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, tocos de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, papéis metalizados.


Fonte: A Embalagem e o Ambiente, Tetra Pak Ltda., 1998.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...