quarta-feira, 5 de setembro de 2012
A pecuária e as mudanças climáticas
14:32 |
Postado por
J
Bom dia, leitores(as) do Mais Eco Educação!
Agora toda quarta-feira estarei aqui com vocês falando sobre diversos assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
Para o primeiro post resolvi falar sobre o documentário Meat the Truth (Uma Verdade Mais Que Inconveniente): documentário e apresentação stand-up, apresentado pela bonita política e ativista Marianne Thieme (do Partido para os Animais da Holanda), que foi bem sucedida ao preencher a enorme lacuna que Al Gore deixou em Uma Verdade Inconveniente: a participação mais que relevante da pecuária nas mudanças climáticas.
Para quem não sabe, o documentário do Al Gore foi de extrema importância para levantar em todo o mundo a temática do aquecimento global, porém, seu filme não cita a pecuária como uma das causas das mudanças climáticas, mesmo ela sendo responsável por 18% das emissões de gases do efeito estufa (GEE's), mais do que todo o setor de transportes, que soma 13% das emissões (FAO). Além de ser causa de desmatamento, de poluição da água e do solo, de geração de grandes quantidades de resíduos etc.
O documentário Meat The Truth dura mais ou menos 1h10min e, com o devido embasamento e competência, levanta questões muito importantes como: o quanto a pecuária tem impacto sobre o clima, se a atitude de se tornar vegetarian@ ou evitar carne alguns dias na semana faz diferença, por que Al Gore escondeu essa relação, por que governos são convenientes com essa atividade, além de citar como a pecuária vem destruindo a Amazônia e o Cerrado. Realmente vale a pena conferir!
•
"Quantos dias por semana eu posso ficar sem comer carne para diminuir o aquecimento global?"
Confira aqui trechos extraídos do documentário Meat The Truth que dizem o quanto @s american@s podem diminuir suas emissões de GEE’s ao evitar ou eliminar a carne de suas dietas (Pesquisa da Fundação Nicolas G. Pierson juntamente com a Universidade de Amsterdã).
-
7 dias: Se todos os americanos se tornassem vegetarianos por sete dias, evitaríamos a emissão de 700 milhões de toneladas de gases do efeito estufa. Seria o equivalente a retirar todos os carros dos EUA de circulação. Todos os carros!
•
6 dias: Se nenhum americano comesse carne durante seis dias em cada semana, isso evitaria tantas emissões de carbono quanto eliminar o uso de eletricidade em todas as casas dos Estados Unidos.
•
5 dias: Isso resultaria em evitar emissões de carbono equivalentes a plantar 13 bilhões de árvores no seu jardim e deixa-las crescer por 10 anos. 43 árvores para cada americano.
•
4 dias: Assim evitaríamos emissões de carbono equivalentes a reduzirmos pela metade o consumo de eletrodomésticos, gás, óleo, petróleo e querosene nos Estados Unidos.
•
3 dias: Se todos americanos deixassem a carne por três dias, evitar-se-ia a emissão de 300 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Isso teria um impacto maior na redução do aquecimento global que se todos os carros da frota americana fossem substituídos por carros elétricos híbridos.
•
2 dias: Isso teria o mesmo efeito positivo na redução do efeito estufa do que trocar todos os eletrodomésticos como geladeiras, freezers, micro-ondas, máquinas de lavar roupa, louça, máquinas de secar e assim por diante. Trocando todos por modelos que gastam menos energia. Não seria ótimo?
•
1 dia: O que vocês acham? Cortar a carne por apenas um dia teria algum efeito? Bem, eu fiquei estupefata com o resultado. Se todos os americanos deixassem de comer carne em apenas um dia da semana, isso economizaria o equivalente a 90 milhões de passagens de avião de Nova Iorque a Los Angeles. Ou de Los Angeles a Nova Iorque. 90 milhões de passagens! Todo o ano! Se apenas deixassem de comer carne um dia por semana. Estão entendendo?
•
“Um pequeno passo para um homem é um salto enorme para a humanidade e todos os seres vivos. Não é preciso esperar, você pode começar hoje mesmo com sua própria solução saborosa e simples para o problema do clima. A pergunta que devemos nos fazer é: ‘Quantos dias por semana eu posso ficar sem comer carne para diminuir o aquecimento global?’.”
Marcadores:
Consumo,
Direitos Animais,
Mais Eco Alimentação,
Meio Ambiente,
Sustentabilidade,
Vegetarianismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário