sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mais Eco Alimentação: Você sabe o que é alimentação sustentável?


Bom dia pessoal, que tal começar o dia lendo sobre alimentação sustentável? 
O texto dessa semana trata sobre o conceito de alimentação sustentável, e ainda dá dicas de como com atitudes simples e práticas podemos reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Bom, vamos começar com o conceito de alimentação sustentável. Você sabe o que é?
  • Alimentação sustentável é basicamente aquela em que são minimizados e evitados  os danos ambientais,  e adota cuidados que precisam ser seguidos em toda a sua produção e distribuição, além do seu descarte adequado.
  • Ou seja, na alimentação sustentável são valorizados os alimentos frescos e sem conservantes.                  

Os princípios da alimentação sustentável são os seguintes: 
  • Aspectos ambientais: devem ser considerados aspectos relativos a produção dos alimentos por exemplo, o uso de agrotóxicos, desmatamento, erosão e degradação do solo, bem como a poluição dos rios, etc. 
  • Aspectos sociais e éticos:  tanto consumir como deixar de comer determinado alimento relaciona-se muito a fatores culturais, contudo é preciso que se tenha acesso ao alimento, para que assim possa se escolher o alimento que for melhor a saúde.
  • Aspectos de saúde: como um alimento pode ser sustentável sem ser saudável? Este aspecto caracteriza-se por optar por alimentos mais saudáveis, que sejam produzidos por formas sustentáveis e que seja mais nutritivos.
Dessa forma, praticar uma alimentação sustentável significa dizer que a produção, escolha e preparo dos alimentos são feitos de forma a equilibrar os recursos naturais, beneficiar a saúde e agradar o paladar. Existem diversas formas de colocar em prática essa atitude.
Que atitudes podemos adotar para tornar nossa alimentação mais sustentável?
- Evitar o desperdício de alimentos comprando apenas o que for consumir, ou produtos com prazo de validade maiores, optar por produtos com menos embalagens, que sejam produzidos em sua própria região, e que também estejam na safra;
- Construir sua própria horta no quintal, que pode utilizar restos de comida como adubo. Realizando a compostagem, como já foi ensinado aqui no blog;
- Além dessas atitudes, na hora de cozinhar, por exemplo, utilize as panelas tampadas para conservar mais calor, usar alimentos frescos ao invés de congelados e enlatados que geram mais resíduos, além de calcular a quantidade certa de alimento para evitar desperdício. 
Essas são apenas algumas dicas de como melhorar sua alimentação, e consequentemente seu corpo e o meio ambiente vão agradecer.  
Nos textos das semanas seguintes vou falar mais detalhadamente sobre algumas dessas atitudes sustentáveis.
Boa leitura, e até a próxima. 

E lembre-se : respeitar o tempo de cada alimento é saudável e sustentável.



Referências

RAMOS, J. B. Impactos da alimentação para o meio ambiente. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Os-impactos-da-alimentacao-para-o-meio-ambiente

DOLCETA, Alimentação como Recurso Sustentável. Disponível em:

Alimentação Sustentável: prazer à mesa com respeito ao meio ambiente. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/girosustentavel/?id=1085893








0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...