sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Slow Food

Oi gente, hoje é sexta, e então temos mais um post sobre alimentação. Só que agora vou falar um pouquinho sobre o Slow Food. Já ouviram falar?




Bom, a primeira vez que ouvi esse termo estava em aula falando sobre costumes alimentares, e a professora nos sugeriu que pesquisássemos sobre o Slow Food. Guardei o nome na cabeça e só um tempo depois fui conferir do que se tratava. Então lá vai a história... retirei esse trecho do próprio site, que depois vocês podem conferir.

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.


Imagem do site Slow Food Brasil.

Viram que interessante? Um dos "princípios", se posso chamar assim, do Slow Food é a defesa da Biodiversidade. Ou seja, buscam nos informar sobre como é importante saborear comida e bebida de qualidade combinando isso com o esforço de preservar toda a biodiversidade que corre perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e ao agronegócio industrial.

Como puderam ver, o Slow Food busca sim uma alimentação mais sustentável, pois é muito importante  conhecer a origem do alimento, quem o produz e como é feito, e o mais importante o impacto da nossa alimentação no planeta.  
No Brasil, temos os Convivias, grupos locais de Slow Food em formados pelos associados de cada lugar que trabalham com palestras, degustações, materiais educativos e buscam "o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia. Eles estão espalhados por todo o país.

Bem, pessoal, essas foram apenas algumas informações sobre o movimento Slow Food. Você pode buscar mais informações na internet, ou mesmo no próprio site. Tem algumas coisas bem interessantes, inclusive alguns vídeos bem legais sobre alimentação. Até a próxima.



* Curiosidade: o símbolo do Slow Food é um caracol. Ele foi escolhido porque movimenta-se lentamente e vai comendo calmamente durante o seu ciclo de vida, como deveria ser nossa alimentação.

Akemi. 

Akemi escreve nas sextas-feiras. 



0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...