quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Saiba o que rolou no 2º WEEAC-Brasília
16:10 |
Postado por
J
Bom dia, leitoras(es)!
Como foi prometido, vou falar um pouco sobre o que rolou no 2º WEEAC-Brasília!
A segunda edição do Dia Mundial pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal de Brasília foi organizada pela rede de ativistas “Libertação Animal Brasília” e contou com a participação de várias ONGs e projetos de proteção de animais domésticos. O evento aconteceu nas proximidades da Fonte Luminosa da Torre de TV, na região central da capital federal, no último dia 22 de setembro das 15h às 19h.
Com uma proposta totalmente abolicionista, o evento abordou temas como veganismo, exploração de animais para usos em laboratórios de pesquisa e salas de aula, entretenimento, moda etc.O principal objetivo foi denunciar para a sociedade todo horror vividos por estes seres que jamais tiveram opção de escolha para passar tudo aquilo que eles passam, e estimular as pessoas para mudanças de hábitos que podem fazer muita diferença para muitos animais. Por exemplo, deixando de consumir produtos de origem animal, utilizar roupas e acessórios que tenham sido confeccionados com matéria prima animal, não utilizar produtos testados em animais etc. Com atitudes como esta, toda e qualquer pessoa estará ajudando a construir uma sociedade pautada na compaixão, respeito e não violência. (Patrícia El-moor para a ANDA)
Além de Brasília, “cerca de 60 cidades em todo o mundo realizaram eventos que marcaram a segunda edição do Dia Mundial Pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal (Weeac). Com formatos variados, os eventos se converteram em alguns lugares em protestos, ou em encontros informativos e lúdicos, porém, todos eles voltados para a conscientização sobre maus tratos e a exploração imposta a bilhões de animais a cada ano em todo o mundo.” (Patrícia El-moor para a ANDA)
Em Brasília, evento contou com uma estrutura de tendas que foram montadas em torno de um palco principal. Cada tenda pertencia a uma ONG, projeto ou rede organizada. Elas puderam expor seus materiais educativos sobre, por exemplo, violência e maus-tratos contra animais domésticos, sobre abolição animal e vegetarianismo/veganismo. E no palco, houve apresentações de teatro, música e poesia. Vejam:
Com o objetivo de divulgar o vegetarianismo e o veganismo, distribuíram comida vegana (sem carne, ovos, leite, mel ou qualquer outro ingrediente de origem animal) como pão-sem-queijo, pão-de-melado, coxinha de proteína de soja, risoles de milho e bolos sem ovos e leite animal. Também distribuíram um guia com uma lista de estabelecimentos que oferecem comida vegana em Brasília. Além disso, quem passava pela banquinha do LA-BSB podia conferir vários panfletos informativos, livros e revistas sobre o vegetarisnimso/veganismo e tinha a oportunidade de adquirir as camisetas temáticas da rede de ativistas.
Tenda voltada para crianças
Aqui as crianças podiam entrar em contato com o universo de respeito aos animais. Ao som de músicas infantis temáticas, @s pequen@s puderam se divertir e aprender ao mesmo tempo. Coloriram gravuras de bichos em papeis e tiveram seus rostos pintados com desenhos dos amigos animais.
Tenda da ProAnima
A Associação Protetora e Amiga dos Animais do Distrito Federal (ProAnima) expôs materiais sobre diversos temas ligados a causa animal: sobre a tortura em testes em animais e rodeios, sobre como denunciar maus-tratos, sobre a problemática do uso de cavalos em carroças e também sobre adoção responsável. A presidente da ProAnima, Simone de Lima, também divulgou o seu café, o “Café Corbucci”, o primeiro vegano de Brasília. Além disso, tive a oportunidade de parabeniza-la por sua participação no documentário sobre veganismo do Canal Diversidades (Assista aqui!).
Tendas dos projetos/ONGS “Augusto Abrigo”, “Abrigo Flora e Fauna” e “Salvando Vidas Protetores Independentes - Brasília” e "Anjos Protetores"
Nessas tentas também foram expostos banners e materiais sobre adoção de animais domésticos, sobre a guarda responsável e sobre a importância da castração desses animais. Também colocaram em exposição artigos para venda, cuja renda seria revertida para ajudar animais abandonados.
Representantes do Maha Yoga Brasília fizeram exposição de faixas, cartazes e outros materiais sobre a importância de se cuidar bem da natureza e dos animais. Destaque para a divulgação da campanha contra o tráfico de animais silvestres e do Dia Sem Carne (Meatless Day).
A árvore dos desejos
A árvore que foi colocada ao lado do palco continha a frase “O que você deseja para os animais? Deixe na árvore sua mensagem de amor!” e ali os participantes do evento podiam deixar uma mensagem em prol dos animais.
Foi um espaço que presenciou momentos educativos como discursos e o teatro realizado por Isabel Couto do “Salvando Vidas Protetores Independentes – Brasília” que encenou o que geralmente acontece com os animais que são abandonados nas ruas, além de discursar sobre outros casos de maus-tratos como dos circos com animais. Posteriormente, a banda Metrópole Locomotiva fez um maravilhoso show com músicas que falavam sobre a abolição animal como “Odeio Rodeio” de Chico César e “Free Me” do Goldfinger. No final do evento, antes do último ato (a vigília), Daniel Kirjner recitou um poema abolicionista escrito por ele.
A vigília
O evento foi encerrado com uma vigília silenciosa em torno da Fonte Luminosa. As velas simbolizaram o luto pelos bilhões de animais que são explorados e mortos para os mais variados interesses humanos.
Como puderam perceber, o evento foi muito bom e também muito rico em troca de informações. A galera de Brasília realmente se mobilizou para levar a população a refletir sobre como seus atos diários podem prejudicar ou ajudar os animais. Além disso, mostraram que é possível viver sem prejudicar esses seres através da adoção de uma filosofia de vida vegana. Pra mim, realmente foi muito gratificante poder participar do evento, pois pude aprender muito com outros ativistas, além renovar meus valores e também a minha esperança de que um dia o mundo poderá ser um lugar sem sofrimento animal.
Espero que tenham gostado do post de hoje. Coloquei vários links ao longo do texto de sites/blogs onde vocês podem se informar mais sobre tudo (é só clicar nas palavras sublinhadas) e, assim, (re)pensar sobre como nossas atitudes influenciam a vida dos animais.
"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além de nossa compreensão. Por favor, ajudem a parar com esta loucura."
Marcadores:
Direitos Animais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário