sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Você conhece o cerrado?


Olá pessoal, como já sabemos hoje é sexta-feira e vamos falar um pouco sobre alimentação. Para essa semana separei um material sobre frutas do cerrado. Que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa região?

O cerrado brasileiro constitui cerca de 25% do território nacional. E possui ampla variedade de fauna, flora, clima, solo. A sua vegetação ainda é pouco conhecida e estudada. 

flores encontradas pelo cerrado 

árvores com galhos contorcidos - característica da vegetação

Vamos conhecer um pouco sobre algumas frutas do cerrado?

Cagaita - Eugenia dysenterica
fruto - árvore florida (período de setembro)
Essa fruta, é considerada como um laxante natural. Os frutos que caem e passam por um processo de fermentação apresentam efeito laxativo. Seu período de frutificação vai de setembro a novembro, e às vezes encontramos em alguns carrinhos de frutos vendidos no centro de Goiânia. 
Para obtenção do suco, após a lavagem, deixá-los escorrer. A polpa deve ser macerada e espremida na peneira. Pode ser mantida congelada por até um ano sem perder o sabor. Quando submetida  à fermentação, produz vinagre e  álcool. O suco pode ser imediatamente utilizado em refrescos, sorvetes, geleias, pudins e pavês. 



Também pode ser acondicionado em sacos plásticos e conservado em refrigeração. Os frutos semi-maduros possuem coloração verde-amarelada e são apropriados para fazer doces em compota, adequados para acompanhar sorvetes e pavês. Depois de lavados e escorridos, são cortados ao meio e retiradas as sementes. Assim, podem também ser conservados em refrigeração.
Alguém já experimentou? Além da fruta, podemos consumir alguns produtos industrializados, como por exemplo o picolé, que é facilmente encontrado. E posso dizer que tem um sabor diferente, mas saboroso.
Quanto a composição nutricional observa-se que tem valores significativos de vitamina B2, C e niacina.  

Murici - Byrsomima scrispa
Também conhecido como douradinha-falsa, mirici, muricizinho, orelha-de-burro, orelha-de-veado, semaneira,  murici-da-mata. Os frutos de murici possuem coloração amarela quando maduros e são coletados no período de novembro a março.  É uma boa fonte de energia, pois apresenta altos teores de gordura.


Encontrado em savanas amazônicas, cerrado, campos e matas costeiras.
Possui sabor agridoce,  é comestível  in natura e usado para o preparo de doces licores, sucos e sorvetes, refrescos, geleias, pudins e pavês.
Possui valores nutricionais consideraveis de vitamina C, carboidratos, cálcio entre outros.


Baru - Dipteryx alata


O baruzeiro, que  é uma leguminosa arbórea, oferece um fruto de casca fina onde se esconde uma amêndoa dura e comestível. Quando maduros, os frutos caem com facilidade da árvore.

O baru tem um alto valor nutricional, superando os 26% de teor de proteínas encontrado no coco-da-Bahia. A amêndoa é rica em cálcio, fósforo e manganês, contém 45% de óleos e o valor proteico se assemelha ao do amendoim e o gosto também. Pode ser comida crua ou torrada e, nesse último caso, substitui com equivalência a castanha-de-caju, servindo como ingrediente em receitas de pé-de-moleque, rapadura e paçoquinha. Apesar de todas as suas qualidades, o baru não é ainda comercializado, sendo muito raro encontrá-lo nas feiras e nas cidades.



Bem gente, essas são apenas alguns frutos, porque o cerrado é bem mais variado, contudo separei algumas que são um pouco mais conhecidas e que estão começando sua frutificação ou que são mais fáceis de encontrar, pois a maioria dos frutos do cerrado ainda não tem sido cultivados com o objetivo da indústria. Além disso, é importante conhecermos a variedade de vida existente no cerrado a fim de que possamos preservá-las.

Bem, espero que tenham gostado.
Até a próxima!





Referências utilizadas

http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/alimentos_regionais_brasileiros.pdf
http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1065&class=02






0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...