terça-feira, 13 de novembro de 2012

Em prol dos Guarani-Kaiowá: ato em Goiânia no dia 09/11

Alô, queridas e queridos! Nesse post vocês podem conferir como foi o ato de Goiânia em prol dos indígenas Guarani-Kaiowá que rolou na última sexta (09/11). Atos semelhantes foram realizados em várias outras cidades do Brasil. Parte da equipe Mais Eco Educação estava no ato da capital goiana, e apesar da chuva um pouco antes do início da mobilização, foi tudo bem legal e bonito. Vejam só!

Imagem do encerramento do ato em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Fotografia: reprodução/facebook

A manifestação reuniu mais ou menos umas 50 pessoas, um número um tanto pequeno, mas levando em consideração a chuvarada de um pouco antes do horário combinado e também pela divulgação ter ficado muito só no ambiente virtual, até que foi um tanto bom de pessoas. E foi uma coisa muito bonita, temos certeza de que é de coisas assim que se fazem as grandes mudanças. 

Roda no início da manifestação com os participante. Praça Universitária. Fotografia: Gabriela Lima/G1


O ponto de encontro foi a Praça Universitária, localizada no Setor Universitário. Lá, as organizadoras do protesto se revezaram lendo a carta divulgada pela comunidade indígena após receberem uma ordem de despejo da área na Fazenda Cambará, em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul (MS). Essa carta você pode ler num outro post que fizemos aqui.

A carta sendo lida na Praça Universitária pelas organizadoras. Fotografia: Mais Eco Educação

Lá mesmo na Praça Universitária foi decidido que partiríamos até chegarmos na Praça Cívica pela rua 10 (avenida que liga as duas praças). E assim foi. Com cartazes como: "Chega de matança" e gritos como: "Sou Guarani, sou Kaiowá, a nossa luta não vai parar", nosso grupo fez muito barulho, parou alguns cruzamentos e deu pra se fazer notado. 

Fotografia: reprodução/facebook

O protesto durou cerca de uma hora e meia e contou com a participação de integrantes do movimento anarco-punk de Goiânia, professores(as) universitári@s e simpatizantes da causa indigenista. No fim, tod@s foram muito importantes nesse movimento. A consciência de que somos tod@s um precisa partir de tod@s. Somente assim conseguiremos realmente mudar aquilo que nos incomoda. 

Tod@s reunidos na Praça Universitária. Fotografia: reprodução facebook

Agora a luta continua. Foram comentados próximos protestos e sugestões de melhoria foram dadas. A busca pelo direito que lhes é merecido é contínua por parte d@s índi@s. E como foi citado no protesto, "o sangue que corre nas veias d@s índi@s é o mesmo que o nosso". Tod@s somos Guarani-Kaiowá. É nossa responsabilidade também. Vamos lá, pessoal, fiquem atent@s. Mexeu com um(a), mexeu com tod@s.

No encerramento do protesto, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Fotografia: Mais Eco Educação

No encerramento do protesto, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Fotografia: Mais Eco Educação

No início do ato, organizadoras leem a carta divulgada pelos indígenas. Fotografia: Mais Eco Educação

Na Praça Universitária. Fotografia: Mais Eco Educação

Na Praça Universitária. Fotografia: Mais Eco Educação

Jéssica, integrante do MEE, confeccionando um cartaz: "Somos todxs Guarani-Kaiowá: Guerreirxs com a missão de lutar pela terra." Fotografia: Mais Eco Educação

É isso, pessoal! Vocês podem ver fotos dos outros protestos pelo Brasil em prol dos Guarani-Kaiowá aqui e ler mais sobre o ato em Goiânia aqui. Até a próxima. 


2 comentários:

João Damasio disse...

Bem retratado! =D

Tadeu disse...

Parabéns. O que é o mais eco educação?

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...