quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Engenharia Ambiental...

Olá! Aqui é a Jéssica Meireles que posta no Blog Mais Eco Educação (MEE) nas segundas sobre a Campanha Segunda Sem Carne e nas quartas sobre temas livres. Mas como vocês devem ter percebido, ontem eu não postei e estou aqui para explicar o porquê. Bom gente, é que vida de estudante não é fácil, minhas provas estão chegando e isso andou ocupando muito o meu tempo. Peço desculpas às/aos leitoras(es)! Mas para compensar, resolvi postar hoje falando um pouco sobre o meu curso que tem tudo a ver com o nosso Blog: o Curdo de Graduação em Engenharia Ambiental. Então vamos lá!

http://engambientalunifor.blogspot.com.br


O Guia do Estudante definiu a Engenharia Ambiental como sendo


"... o ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O/a engenheir@ que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Esse profissional é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.

Um/a Engenheir@ Ambiental pode ainda trabalhar na gestão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, fazer estudos de poluição de água, do solo e do ar, faze análises de riscos e impactos ambientais, estudar indicadores ambientais, trabalhar como ecodesign e em análises de ciclos e vida de produtos, trabalhar na remediação de áreas degradadas e em licenciamento ambiental. Então, um/a Engenheir@ Ambiental deve ser capaz de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas por homens e mulheres (benéficas ou adversas) e ter conhecimento técnico para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos ambientais indesejáveis. 

http://site.faesa.br/curso-engenharia-ambiental.aspx

Esta/e profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, em centros de pesquisa, em órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, em agências reguladoras e em ONGs (Organizações Não Governamentais). E os campos mais promissores são a gestão e a auditoria ambiental em empresas e a área que eu quero trabalhar: resíduos sólidos urbanos e industriais.

Bom, mas agora falando um pouco do curso de graduação: na Portaria 1693 de 05 de dezembro de 1994, o Ministério da Educação determina que as ementas devem contar com os seguintes conteúdos: Biologia, Geologia, Climatologia, Hidrologia, Ecologia Geral e Aplicada, Hidráulica, Cartografia, Recursos Naturais, Poluição Ambiental, Impactos Ambientais, Sistemas de Tratamento de Água e de Resíduos, Legislação e Direito Ambiental, Planejamento Ambiental, Sistemas Hidráulicos e Sanitários. Isso já mostra que um estudante de Engenharia Ambiental deve estar disposto a aprender sobre diversas áreas, dominando também conhecimentos de Matemática, Química, Física, Biologia, pois estes serão a base para as outras disciplinas.

Já perceberam o porquê de eu querer cursar essa Engenharia, né?! Quando descobri que na UFG (Universidade Federal de Goiás) tinha este curso... Ah! Meus olhos brilharam!

Se você quiser saber mais sobre esta Engenharia, recomendo o vídeo do meu curso e o Programa "Faz o Quê?" da UFG, ambos abaixo:



É galera, um curso lindo, mas que exige muita dedicação, afinal, é um curso de ENGENHARIA que envolve muito cálculo, física e química. E o conhecimento nas áreas biológicas/ambientais é muito importante, além, é claro, todas as que já citei no meio do post. Enfim, é um curso muito bom e eu recomendo para quem gosta de assuntos ambientais e de exatas.

Espero que tenham gostado do post de hoje, meio corrido, mas feito com todo o carinho. Abraços e me desejem bons estudos! Até segunda-feira! Beijos!

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...