quinta-feira, 15 de agosto de 2013

#10. Evite Sacolas Plásticas - #50Atitudes

Quando vamos ao supermercado, parece óbvio e natural guardarmos nossas compras em sacolas plásticas. Mas será que esses bilhões de sacos e sacolas que carregamos todos os anos são realmente necessários?

Não, não é sempre necessário! Vejamos alguns motivos para evitar sacolas plásticas e alternativas que tornam o uso de sacolas dispensáveis.




Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza. 

Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósito de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue. 

Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que as ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na Índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos. 

Estima-se que mais de cem mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos, e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza. 

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. 

Como substituir a Sacola Plástica?

É possível diminuir a uso das sacolas plásticas, algumas atitudes podem ajudar e muito nessa conquista:

  • Levar sua sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos, boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas;
  • Utilizar ecobags ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo;
  • Se precisar transportar um grande número de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Como reutilizar a Sacola Plástica?


A forma mais comum de reutilização é como sacos de lixo residencial. Mas, elas também podem servir como uma série de outras coisas:

  • Utilize as sacolas como um protetor de objetos antes de guardá-los.
  • Procure manter um estoque dentro da bolsa – elas poderão lhe ser útil nas mais variadas situações, inclusive na hora de voltar ao supermercado.
  • Reutilize para apanhar dejetos do seu animal de estimação.
  • Na hora de proteger objetos frágeis durante uma mudança, por exemplo, amasse-as em pequenas bolas e as use como proteção na hora de transportar.
  • Use-as como luvas, na hora da limpeza, por exemplo.
  • Quando planejar projetos artísticos ou trabalhos escolares que envolvam tinta ou cola, estenda as sacolas sobre a mesa, facilitando a limpeza final.
Essas são apenas algumas ideias. Seja criativ@ e encontre uma forma de uso que atenda as suas necessidades. E, sempre que possível, use sacolas reutilizáveis na hora das suas compras.

1 comentários:

Recicle Ideias disse...

Banir tudo o que é moderno tem algum impacto ambiental equivaleria a retrocedermos na História, quando havia baixa qualidade e reduzida expectativa de vida.
Para que possamos viver com os benefícios que a vida moderna nos proporciona, sem que o meio ambiente seja penalizado, são necessárias as boas práticas de consumo responsável e descarte correto.
Sem sacolas plásticas:

Fere-se o direito do consumidor em escolher a melhor embalagem: pesquisa Datafolha revela que 84% dos consumidores apontam as sacolas plásticas como meio mais frequente para carregar as compras.
Perde o consumidor, que passa a ter que comprar sacolas retornáveis para transportar suas compras ou que recebem dos supermercados caixas usadas, sem a garantia de uma higienização e com a possibilidade de contaminação. Estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental com 25 anos de experiência, apontou que as caixas de papelão usadas, disponibilizadas pelos supermercados, e as sacolas de pano, trazidas de casa pelo consumidor, possuem alto grau de contaminação por coliformes totais, coliformes fecais e E.coli (Escherichia coli) podendo prejudicar a saúde da população. (Veja o estudo completo: http://www.plastivida.com.br/2... consumidor também passa a arcar com gastos extras como na compra de sacos plásticos para embalar o lixo de forma higiênica. Em cidades que tentaram tirar as sacolas de circulação apresentaram aumento significativo no preço dos sacos de lixo acima dos 100%).
E principalmente o meio ambiente sai perdendo com o banimento de sacolas plásticas. Ambientalmente, as sacolinhas são comprovadamente as mais sustentáveis. Estudo encomendado pelo governo britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas mostrou que a sacolinha de plástico tem melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias avaliadas. Outro importante dado é que ela apresenta a menor geração de CO2 em seu processo produtivo, além de consumir menor quantidade de matéria-prima frente às outras opções. Além de as sacolinhas plásticas comuns não poluem quimicamente o solo, possuem o mesmo poder calórico do diesel e os orgãos de saúde recomendam embalar o lixo com sacos plásticos para não haver risco de contaminação.

O que deve ser apoiado, é que o governo dê mais incentivo à coleta seletiva e a conscientização da população sobre a utilização correta, reutilização e o descarte de sacolas plásticas. Afinal os plásticos são 100% recicláveis.

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...