sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Era comida e virou roupas e acessórios...
17:20 |
Postado por
Akemi Yoshida
Olá pessoas, o texto dessa semana foge um pouco da leitura convencional que fala de alimentos, essa semana vamos falar de restos de alimentos reutilizados para fazer diversos acessórios para roupas.
Todo mundo sabe da montanha de lixo orgânico que é produzido todos os dias, e sabe também que parte desse resíduo foi desperdiçada, ou seja, são aqueles alimentos que poderiam ser aproveitados, mas tem de ser descartados por diversas razões, como o risco de estarem contaminados, por terem sido transportado inadequadamente, entre outros.
Mas, voltando a notícia., parece estranho, mas a ideia de transformar restos de comida em acessórios para roupas, partiu da designer Hoyan Ip. A designer criou o termo 'Brio trimmings' que seria mais ou menos como bio-enfeites, criando objetos como bolsas, fivelas de cinto, golas de camisa e botões a partir de resíduos de alimentos.
O processo de transformação dos restos de comida em roupas é basicamente assim: são escolhidos e separados, esmagados, depois moldados da forma desejada e antão são secos. Para adquirem brilho, as peças recebem uma substância especial.
Segundo ela, é importante alertar as pessoas sobre a questão do desperdício de comida, bem como o desperdício da indústria da moda. ( Se quiser saber mais sobre desperdício, confira um texto aqui )
Hoyan Ip ainda comenta sobre o desperdício na moda.
Pode-se argumentar que nada é mais novidade em termos de tendências de moda. As roupas são re-interpretadas a cada temporada. Por isso vale a pena preservar o que no nosso guarda-roupa já tem pronto, e encontrar novos formas de usá-las."
A designer , também criticou o movimento de pessoas que buscam ser "sustentáveis" por que agora está na moda.
Será que a adição de produtos feitos a partir de resíduos de alimentos reduziria o valor da marca ou aumentaria esse valor, tendo em conta a importância crescente dos valores de sustentabilidade e ética hoje em dia?
Bem gente, o limite da criatividade não existe, por isso talvez não dê para medir se essa ideia é viável ou não, mas acredito, que além da praticidade, precisamos olhar para o que foi realmente proposto, que era chamar a atenção para a questão do desperdício de alimentos, que é um assunto muito sério, e também falar de como estamos cada vez mais consumistas, neste caso no mundo da moda. Mas, vou deixar essa reflexão ao leitor. Só deixo uma última pergunta: você usaria roupas ou acessórios feitos de restos de comida?
Bem, pessoal, é isso.
Espero que tenham gostado, e até a próxima semana.
Créditos: esse texto foi feito a partir de informações obtidas de diversos sites.
Vocês podem conferir as matérias na íntegra nos links abaixo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário