terça-feira, 6 de novembro de 2012
Um amor de gato na sua vida
11:27 |
Postado por
Mayumi Yoshida
Sim, tod@s deveriam ter. Pra quem tem muito amor pra dar, existem milhares de gatinhos e gatinhas que só querem isso: um pouco de amor. Adote ou deixe ser adotad@. Faz bem pra todo mundo.
Gatinho da foto: Nim quando bebê
Existem milhares de gatos sem um lar em todo o país. E vários abrigos com vários animais esperando serem adotados. O número só não é maior porque muitos acabam morrendo antes mesmo de serem resgatados. Tudo isso pelo abandono e descaso d@s tutores(as) que permitem que os bichinhos procriem indiscriminadamente, e também pela falta de ação efetiva de políticas públicas voltadas para esse controle.
A situação dos animais de rua no Brasil representa hoje também um problema de saúde pública. Segundo Silvia Schultz do Portal Nosso Mundo,
"Cães e gatos sujos, magros, famintos e doentes, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de comida, transmitem doenças, vivem no relento sob o sol forte ou o frio intenso. São maltratados e rejeitados até que finalmente são recolhidos e encaminhados aos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs), onde são, na maioria das vezes, sacrificados."
Em Goiânia, temos algumas ONGs de proteção aos animais que oferecem abrigo a eles. Só que o abrigo deve ser algo temporário, apenas um local de passagem para os bichinhos, não um lar definitivo. Mas, na maioria das vezes, acabam se tornando depósito de animais e quando percebem não têm estrutura para mantê-los. É o caso da ASPAAN, que conta atualmente com mais de 100 gatos e cachorros e não estão recebendo novos animais no abrigo por esse motivo. Tem também o Projeto Viva Gato que conta com mais ou menos 80 gatos no abrigo, e que da mesma forma, não está podendo dar lar temporário nem recolher nenhum gatinho.
Gatinho das fotos: Tib, quando pequeno na primeira e maiorzinho na segunda
Enfim, deem uma olhada nas páginas que estão no fim do post, visitem os abrigos e deixem ser adotad@s. São lugares onde não falta amor, não tenham dúvida. Aliás, existem vários jeitos e ajudar além da adoção. Os abrigos precisam de ração, remédios e voluntários para manter o local.
Ah, e muitos dizem sobre gatos serem muito independentes e não demonstrarem carinho, mas não se deixem ser enganados. Eles são sim muito carinhosos, queridos e sensíveis. Acreditem. E se não, tirem a prova. Um amor de gato muda tudo.
Gatinha das fotos: Yang.
Algumas fotos do post são dos nossos gatinhos (Nim, Tib e Yang). Todos nos escolheram, eles que nos adotaram. Já não estão mais com a gente e sentimos falta todos os dias. Queremos outros agora. Não porque vão substituir, tenho certeza de que vamos continuar sentindo saudade desses, e todos os dias, mas temos carinho e vontade de ajudar sobrando. E acreditem, o bem maior é sempre nosso.
Gatinho da foto: Nim, quando pequeno.
Em Goiânia, com quem adotar:
Projeto Viva Gato: http://vivagato.wordpress.com/
Página do Viva Gato no Facebook: http://www.facebook.com/vivagato?fref=ts
Projeto HAMAÃ: http://www.projetohamma.com.br/
Página do Grupo Hammã no Facebook: http://www.facebook.com/grupohamma
ASPAAN: http://www.aspaan.org.br/
Página da ASPAAN no Facebook: http://www.facebook.com/aspaangoiania
CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Goiânia.
Telefone: 062 3524-3124
Gatinho da foto: Nim, já maiorzinho
É isso pessoal. Gostaram do post? Divulguem para seus amigos, vamos encontrar um lar pra todos os gatinhos que foram abandonados. Até a próxima, amores e amoras. Um beijo!
Marcadores:
Adoção,
Direitos Animais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário