quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vitória: Lei proibe o uso de animais em circos na cidade de Goiânia

Bom dia, pessoal! Hoje venho trazer uma ótima notícia! Uma notícia de vitória! Uma vitória para os animais, para o meio ambiente, para @s protetorxs, para Goiânia, pro mundo: Goiânia é a primeira cidade do Centro Oeste a proibir o uso de animais em circos.


Preciso dizer que muita história rolou para que essa vitória acontecesse. Uma investigação foi iniciada pelo Ministério Público depois que denúncias foram feitas contra um circo que estava instalado na capital em meados do ano passado e que mantinha animais silvestres em situações de maus-tratos. 

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) apresentou, na tarde de sexta-feira (18), um ofício no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) no qual solicita a intervenção do órgão na situação degradante em que são submetidos os animais do Circo Zanchettini que está se apresentando em Goiânia. (Anda News)
Um inquérito civil público foi instaurado pelo MP-GO (Ministério Público de Goiás) para investigar a exposição de animais exóticos e possíveis maus-tratos no Circo Zanchettini, em Goiânia. A medida foi tomada após o recebimento de denúncias de moradores da região e de organizações de defesa dos animais. (UOLNotícias

Protetorxs e a população em geral estavam realmente indignad@s com a situação dos animais relatada em um laudo (clique aqui para visualizar). Então se iniciou uma campanha para pedir aos órgãos competentes que se tomassem as medidas cabíveis.


Uma manifestação pacífica com objetivo de conscientização também foi organizada, mas foi isso que aconteceu:

Manifestantes goianos são agredidos fisicamente e verbalmente por membros de circo

E o circo foi pra outra cidade... E então o vereador Elias Vaz fez um projeto de Lei que proíbe a apresentação, manutenção ou exibição de animais por circos e espetáculos afins no município de Goiânia, se estendendo a animais da fauna silvestre, doméstica e exótica. E mais uma vez protetorxs e a população se mobilizam em um abaixo-assinado virtual e um "off" que foram divulgados aqui no Blog.

O presidente da Associação pela Reducação Populacional e Contra o Abandono de Animais (Arpa-Brasil), Alexander Noronha, juntamamente com o grupo “Os animalistas – Goiânia ”, entregou ao presidente da Câmara, Iram Saraiva, um abaixo-assinado com cerca de 3 mil assinaturas, que foram recolhidas pela internet. (ANDA News)

Oito meses mais tarde, os jornais anunciaram a aprovação do projeto de lei pela Câmara:

A Câmara aprovou, em segunda e última votação, o projeto de lei que proíbe a apresentação, manutenção ou exibição de animais por circos ou espetáculos afins no município de Goiânia. A proibição se estende a animais da fauna silvestre, domésticos ou exóticos.

A matéria depende agora da sanção ou veto do prefeito Paulo Garcia (PT) que tem 15 dias para tomar uma decisão. O projeto é de autoria do vereador Elias Vaz (PSOL) e prevê inclusive penalidades para quem descumprir a lei. (Portal 730)

E então só faltava a aprovação do prefeito Paulo Garcia! E mais uma campanha começava:


E para a nossa alegria, ontem a ARPA Brasil anunciou que o prefeito de Goiânia aprovou o projeto de lei e a nossa cidade passa a ser a primeira do Centro-Oeste a proibir este ato de crueldade com os animais!


Certamente este relato é apenas um resumo do que tod@s fizeram para que essa vitória acontecesse. Mas eu quis contar um pouco para que possamos ver que por mais que seja duro, que demore, que as esperanças pareçam perdidas, é necessário que a gente lute. Cada um da sua forma, cada um com a sua capacidade, mas que a gente nunca desista de fazer o bem. Me despeço muito feliz, pessoal. 



Ah, só uma coisa, o Mais Eco Educação não tem nenhuma ligação com nenhum partido político ou vereador. Os nomes citados aqui são apenas para o relato completo das informações. Isso. Até a próxima! Beijos!

Jéssica Meireles e Equipe Mais Eco Educação

0 comentários:

Seguidores
Visitas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...