sexta-feira, 7 de junho de 2013

Encerramento - 5º Encontro Brasileiro Alemão e Semana de Química e Meio Ambiente (IFG)

Amores e amoras, esse post é pra falar dos dois últimos dias do 5º Encontro Brasileiro Alemão e Semana de Química e Meio Ambiente do IFG, onde parte da nossa equipa participou do minicurso “Monitoramento da qualidade do ar: material particulado em suspensão”, monitorado pelo Professor Tiago Godoi Ribeiro, do próprio Instituto. E também pra fazer um resumo sobre a nossa participação no evento. Vejam só como foi.


Pra falar a verdade, o minicurso foi um pouco diferente do que imaginávamos. Pelo nome, logo pensamos que seria algo mais ligado com a poluição atmosférica do lugar onde vivemos, algo que sentimos todos os dias. Só que, na verdade, o professor Tiago tratou de partículas totais em suspensão em grandes volumes tratando de um trabalho realizado numa pedreira.



No primeiro dia apresentou alguns conceitos básicos e tratou de exemplificar com o estudo de caso do trabalho de análise de impacto ambiental da pedreira, localizada em Anápolis. Essa análise foi feita devido a uma denúncia de um dos moradores das chácaras próximas ao local onde a pedreira estava instalada. A reclamação foi a poeira gerada pelo trabalho desenvolvido pela empresa.


No segundo dia o professor tratou apenas do equipamento AGV PTS (Amostrador de grandes volumes para partículas totais em suspensão) utilizado na análise da pedreira em Anápolis, falando das suas funções e do seu funcionamento.

Olhem só quem encontramos no IFG. Já adoramos esse lugar, é cheio de gatos! 

Bem, e assim terminou a semana de eventos no IFG. Foram interessantes e enriquecedores. Uma pena não termos participado de todas as palestras. A organização também foi massa, tirando os atrasos, é claro. Mas, valeu.

Fazendo um resumão, estivemos no primeiro dia (27 de maio) no credenciamento e entrega do material e na palestra 2, que falou sobre controle na produção de biogás. No segundo dia (28 de maio) participamos da palestra 4, onde foi falado um pouco sobre a parceria entre a KWL, de Leipzig na Alemanha e a CAESB de Brasília para uma distribuição sustentável de água potável na capital brasileira. No terceiro dia (29 de maio) - que foi o nosso preferido - estivemos na mesa redonda, onde a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi discutida por quatro profissionais de diferentes instâncias no assunto. Por último, estivemos nos dias 3 e 4 de junho nos derradeiros dias do encontro participando do minicurso que comentamos logo antes nessa atualização. 

Bom, é isso, galera. Assim foi nossa participação. Esperamos que tenham gostado da sequência destes posts. Hasta! 

Mais Eco Educação


0 comentários:

Seguidores
Visitas
86,445
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...