quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sobre o IV Encontro do Meio Ambiente

Olá, querids! Hoje viemos contar pra vocês como foi o IV Encontro do Meio Ambiente (EMA) que rolou dia 5 de junho no auditório do CREA-GO aqui em Goiânia. A programação durou o dia todo e o tema foi “Sustentabilidade – O desafio de equilibrar aspectos sociais, ambientais e econômicos”. Vejam só!



O evento começou às 8 horas com o credenciamento e entrega do material seguido de um tempinho para o coffee break. A abertura foi feita pelo Coral Canto das Águas com uma apresentação de mais ou menos meia hora onde cantaram cinco músicas. Dentre elas, Planeta Água do Guilherme Arantes. Bem bonito!

Material entregue: ecobag, caneta, pasta com a programação, panfletos e bloco de anotações.

Coral Canto das Águas

Em seguida foi feita a abertura oficial com alguns informes acerca do encontro, e a mesa foi composta por Luiz Humberto Gonçalves Gomes (diretor Comercial e de Marketing da SANEAGO), Luis Roberto Dias (presidente da SINTEC-GO), Jean Barros (presidente da ATISA) e Gerson de Almeida Taguatinga (presidente do CREA-GO), com cada um deles tomando a palavra por algum momento.


A palestra de abertura foi realizada pela Profª. Pesquisadora Científica Luciene Rroques com o tema “O tripé da Sustentabilidade”. A professora conduziu a palestra de forma bastante informal, mas também muito limitada dentro dos três preceitos tão conhecidos: social, ambiental e econômico.

Profª. Pesquisadora Científica Luciene Rroques

A segunda palestra encerrou as atividades da manhã e foi realizada pela M. Sc. Wilma Gomes da Silva, técnica industrial em Saneamento da SANEAGO. Ela falou sobre sua tese de mestrado Tratabilidade da Água da Barragem João Leite visando a Remoção de Carbono Orgânico Total. Foi uma apresentação bem técnica mesmo com a apresentação dos métodos da pesquisa, análises e resultados.

M. Sc. Wilma Gomes da Silva

A primeira atividade da tarde foi a mais interessante: uma palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Maurício José Nardini, do Ministério Público de Goiás, onde falou basicamente sobre como obter um equilíbrio entre os aspectos da sustentabilidade. Mas, para isso, foi além dos três preceitos tratados na primeira palestra. Falou de seis dimensões: sustentabilidade social, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade econômica, sustentabilidade espacial, sustentabilidade político-institucional e sustentabilidade cultural, que são muito importantes quando falamos nesse assunto. Foi muito divertida e proveitosa. O promotor tratou desses aspectos de forma bem informal, mas com bases firmes, interessantes e que não estivesse distante da realidade do público. Bem massa!

Promotor Maurício José Nardini

Após esse momento, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, diretor geral da Mútua de Assistência dos Profissionais do CREA do Estado de Goiás, teve um tempo para falar sobre como se filiar à Mútua e coisas do tipo, e em seguida, o presidente da SINTEC-GO, Luis Roberto Dias, falou sobre atribuições profissionais e piso salarial para os técnicos industriais.

Pra finalizar o encontro foram sorteados brindes e logo depois, após considerações finais, todos se destinaram para o coquetel de encerramento.

É isso, galera. Assim foi o IV EMA. Ah, nos próximos dias postaremos sobre como foi a consulta pública do dia 04 de junho sobre a proposta do marco legal relacionado a Mudanças Climáticas, Pagamentos por Serviços Ambientais e Desenvolvimento Sustentável. Estamos trabalhando nisso, aguardem! Até mais!

Mais Eco Educação


0 comentários:

Seguidores
Visitas
86,492
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...