segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
#SegundaSemCarne e Dia Internacional dos Direitos Animais 2012 #Goiânia
20:53 |
Postado por
ecoargoiania@hotmail.com
Boa noite!
Como está sendo essa Segunda Sem Carne? Sem idéia para o jantar? Estamos aqui para te ajudar! Mas antes eu gostaria de lembrá-l@s que hoje é Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos Direitos Animais e, portanto, é dia de repensar nossos hábitos que podem atingir direta e/ou indiretamente os animais humanos e não-humanos. Afinal, todos animais (humanos ou não) merecem respeito e têm direito à vida.
Como está sendo essa Segunda Sem Carne? Sem idéia para o jantar? Estamos aqui para te ajudar! Mas antes eu gostaria de lembrá-l@s que hoje é Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos Direitos Animais e, portanto, é dia de repensar nossos hábitos que podem atingir direta e/ou indiretamente os animais humanos e não-humanos. Afinal, todos animais (humanos ou não) merecem respeito e têm direito à vida.
Foto feita durante o Veganic em Comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA) em Goiânia - Parque Vaca Brava (2012) [Foto: Ana Isabel Fotografias]
Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito. (Artigo 4º. da Declaração Universal dos Direitos Animais).
Mas que hábitos devemos repensar? Posso enumerar alguns: o ato de frequentar (e, portanto, financiar) rodeios, zoológicos, circos com animais, aquários; o ato de comprar animais silvestres ou dométicos; o ato de usar produtos que foram testados em animais e o ato de consumir carne ou outros produtos de origem animal, dentre outros. Afinal, todos estes atos prejudicam os animais. (Clique aqui e leia mais sobre os Direitos Animais e Veganismo).
E foi pensando em levar essa reflexão para a população goiana que resolvemos fazer um Veganic+Panfletagem+Degustação Grátis de Comida Vegana no Parque Vaca Brava no último sábado. Posso dizer que o resultado foi bom, pois muitas pessoas aceitram o material informativo e também tod@s que provaram a comida vegana gostaram. Acredito que plantamos uma semente de consciência em algumas pessoas.
Veganic no Parque Vaca Brava em Comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Animais 2012 [Foto: Ana Isabel Fotografias]
O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais. (Artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Animais)
Panfletagem e Degustação Grátis de Comida Vegana no Parque Vaca Brava (Goiânia) - DIDA 2012 [Foto: Ana Isabel Fotografias]
As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal. (Artigo 10º da Declaração Universal dos Direitos Animais)
E é isso, galera, vamos repensar nossos hábitos, mudá-los, mesmo que
seja uma mudança lenta e gradativa, e levar informação aos noss@s
amig@s, familiares ou mesmo à população em geral como fizemos aqui
sábado.
E agora vamos à receita sem carne, claro, para respeitar os animais!
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida. (Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos Animais)
LASANHA VEGANA
Fonte da foto e receita: http://www.cozinhavegetariana.blogspot.com.br/search/label/Massas
Ingredientes para preparar a massa:
1 colher de sopa de óleo
água fervente
sal
Em uma panela grande, colocar água com sal e óleo, quando estiver levantando fervura, acrescentar a massa aos poucos e deixar fervendo em fogo médio, até a massa ficar no ponto.
Ingredientes molho de tomate:
1/2 cebola picada
2 alhos
3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate
orégano, sal e manjericão a gosto]
1 xícara de água dissolvida com 1 colher de chá de farinha de trigo
Em uma panela, dourar o alho espremido e a cebola, acrescentar o tomate e refogar. Em seguida, adicionar a polpa de tomate, o sal, o orégano, o manjericão e um pouco de água. Deixar ferver e engrossar um pouco. Se precisar, acrescentar mais água. Adicionar a água dissolvida com a farinha de trigo para engrossar, deixar ferver mais um pouco, desligar e reservar.
Ingredientes para o molho branco:
1 colher de sopa de creme vegetal ou oléo ou azeite
1/2 cebola picadinha
1 copo de (300ml) de leite de soja (usei 1 colher de sopa de extrato de soja com 1 copo de 300ml de água)
2 colheres de chá de farinha de trigo
orégano e sal a gosto
Em uma panela, dourar bem a cebola no creme vegetal ou óleo ou azeite, tanto faz. Misturar a farinha de trigo no leite de soja até dissolver bem e adicionar à cebola dourada e deixar ferver. Mexer sempre para não embolar, em fogo baixo. Colocar sal e orégano a gosto.
Cobertura de tofu:
+/-6 colheres de sopa de azeite
+/-1 colher de sopa de polvilho azedo
suco de metade de 1 limão pequeno
sal a gosto
+/- 1/2 copo de leite de soja
Bater o tofu com o azeite no liquificador, em seguida adicionar os demais ingredientes, exceto o leite de soja. Até que fique um creme bem homogêneo. Levar ao fogo o creme com o leite de soja até ficar com consistência grossa. Ir acrescentando o leite de soja aos poucos para ver a consistência e não ficar muito mole. Reservar.
Montagem da lasanha:
Gostaram da receita? Então compartilhem nas redes sociais! Vamos ajudar a difundir esse ato consciente de diminuir ou eliminar o consumo de carne, afinal, não só os animais não-humanos ganham com isso, mas também os humanos e o meio ambiente.
Até a próxima!
Jéssica Meireles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Meio Ambiente
Eventos
Consciente
Direitos Animais
Cidades
Cultura
Resíduos Sólidos
Lixo
Arte
Mais Eco Alimentação
Educação
Divulgação
Vegetarianismo
Consumo
Segunda Sem Carne
Sustentabilidade
Arquitetura Sustentável
#50Atitudes
Ecologia
Política
Urbanismo Sustentável
Vídeos
Durante a semana
Mais Eco Arte
Música
Reciclagem
Cinema
Horta
Solidariedade
Adoção
Cerrado
Água
Fotografia
Astronomia
Agricultura
Jogos e Brincadeiras
Lix
Manifestação
Pneu
Resi
0 comentários:
Postar um comentário