quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cultive plantas frutíferas em casa

Boa tarde!
 

Nada mais gostoso do que colher uma fruta direto do pé, não é mesmo? Na cidade grande, um jeito prático de ter frutíferas em casa, se você  não tiver um quintal grande, é cultivá-las em vasos. Veja aqui algumas espécies indicadas: 
 

Jardins, hortas e vasos de plantas são importantes para melhorar a qualidade do ar do ambiente. Por isso, plantar, nem que sejam pequenas mudas, é importante para deixar uma casa mais sustentável.

Romã  


Símbolo milenar do amor e da fertilidade, a romã é originária da Pérsia. Fruta típica do verão, enfeita as mesas de Réveillon e embeleza os jardins com suas flores na primavera. Para o cultivo em vaso, a minirromãzeira é a mais apropriada Antes de plantar, conte com a ajuda de um profissional para acertar na composição adequada da terra e nos adubos com formulação própria para frutíferas.



-






Pitanga 

Esta frutinha - cujo nome vem do tupi-guarani e significa "vermelho" - tem um azedinho que, segundo os apreciadores da fruta, é delicioso. Ela é nativa da mata Atlântica. Ótima para ter em casa, fica bem em vasos e gosta de clima quente e úmido. A pitangueira pode dar até 3 kg de frutos por ano, em dois períodos: de março a abril e de agosto a dezembro. Mas lembre-se de que isso só acontece se a planta estiver saudável e em um ambiente adequado. 


Limão 


Originários da Ásia, os limoeiros em geral são árvores de pequeno porte. Existem dezenas de variedades e o tipo mais comum no Brasil é o tahiti, que pode ser facilmente cultivado em vaso. Limãozinho fresco pra salada ou pra limonada direto do pé! Mas, antes de colocar seu limoeiro ou qualquer árvore frutífera em um apartamento ou casa, observe se o local recebe luz e se existe circulação de ar. Essas espécies precisam desses cuidados básicos para florescerem e frutificarem.

-








Jabuticaba 


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRMJRhuYePGv4h8CVSkNgJHmmaX69jEv5hiTnP8BvSEIJuoLiHs_w 
Nativa da mata Atlântica, esta fruta pretinha cresce no tronco da árvore e atrai passarinhos. Não necessita de sol forte e é sensível ao frio, portanto, uma varanda ou um terraço cobertos são ideais. "A poda correta ajuda a manter a árvore no tamanho ou formato desejado", dá a dica a paisagista. E é aconselhável manter o caule livre para as frutinhas nascerem, ou seja, a copa deve começar a 80 cm de altura do solo. 

-





Os cuidados...


Época de poda


Para não correr o risco de enfraquecer a planta, o profissional dá a dica: "As podas podem ser feitas ao término das frutas". É importante usar tesouras apropriadas e o corte dos galhos próximos ao caule deve ser feito na diagonal.


Cuidados com a rega


A maioria das frutíferas pede água em abundância. Mas lembre-se de que o excesso deve escoar pelo dreno do vaso e a terra não pode ficar encharcada. No verão, regue três ou quatro vezes por semana e, no inverno, duas vezes.



O vaso ideal


O vaso ou o cachepô de sua frutífera podem ser de qualquer material, desde que exista um dreno para escoamento da água. Para escolher o tamanho, considere que o vaso deva ter pelo menos 10 cm a mais de diâmetro que o torrão da muda. 



Alguns projetos que deram certo...


Pitangueiras na cobertura 



{txtalt}
Em uma cobertura com pouco espaço para plantio, a escolha por vasos com frutíferas contemplou o desejo da proprietária, Raquel Magalhães, de ter um pequeno pomar em casa. Distribuídas em vasos charmosos, Raquel cultiva limoeiros, jabuticabeiras e pitangueiras. "Quem não tem um espaço aberto deve deixar a árvore próxima à janela para receber pelo menos quatro horas de sol por dia em suas folhas", diz Odilon.












Limoeiro em apartamento 

{txtalt}

As paisagistas Helô Botelho Caparica e Fabíola Lieberg escolheram diversas espécies de frutíferas para viver em um apartamento do empreendimento Seridó 106, no Jardim Paulista, a pedido dos decoradores Luíz Bick e William Simonato. "Utilizamos nesse projeto cerejeiras, pitangueiras e pés de limão-siciliano e tahiti, além de jaboticabeiras", diz Helô.

 



Jabuticabeira na varanda 

{txtalt}
A união do projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Rosset com a escolha das paisagistas Claudia Diamant e Marina Taliberti Galvanese Domingues resultou em uma bela jabuticabeira para a varanda de um apartamento no bairro de Higienópolis. É uma espécie frutífera que se adapta muito bem em vaso e às condições de terraço de apartamento, onde pode ocorrer ventos fortes", explica Cláudia. 







FONTE.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...