quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jogos Educativos do Greenpeace



Boa noite, pessoal!

Vocês já pensaram em ensinar a importância da preservação ambiental para seus/suas alun@s (filh@s, irmã[o]s...) com jogos/brincadeiras?

Através de jogos/brincadeiras, a criança expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com aquilo que é apresentado a ela. Além disso, estas atividades lúdicas ajudam a
desenvolver o conhecimento, a sensibilidade, a expressão e a percepção crítica das crianças. Neste processo, os mediadores ambientais têm um papel fundamental ao provocar e estimular a reflexão das crianças enquanto jogam/brincam.


Pensando nisso, resolvi deixar aqui algumas dicas de jogos online do Greenpeace, "uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações". Confira:


Jogo: Chapeuzinho Vermelho

 
Trata sobre o desmatamento e, para explicar a história, é feita uma breve introdução sobre os impactos ambientais que são causados pela derrubada das árvores e qual seria a consequência na vida dos personagens Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau. A criança é convidada a ajudar a salvar a floresta impedindo que os lenhadores cortem as árvores.



Este jogo é sobre o vazamento de óleo em corpos d’água. Nele, a criança é convidada a representar um(a) ambientalista para salvar os patinhos que sofrem com o vazamento de óleo. É importante que sempre se leia a introdução do jogo com a criança para que ela entenda que o problema do jogo acontece na vida real.




Trata sobre a poluição do mar por produtos químicos e outros resíduos. A criança é convidada a ajudar a Sereia Encantada a salvar o fundo do mar de toda a sujeira que é despejada no ambiente aquático.


 
Neste jogo, a criança é convidada a representar ativistas do Greenpeace que lutam contra a caça de baleias no Oceano Antártico. É importante que se explique pra criança porque não se deve caçar animais.

Lembrando que é sempre bom ensinar quais as atitudes práticas que a criança pode adotar no dia-a-dia para ajudar a resolver estes problemas, por exemplo, não jogar lixo no chão e nos rios, ajudar na coleta seletiva, escolher produtos mais ecológicos junto com seus pais, etc.

Gostaram da dica de hoje? Compartilhe com seus/suas amig@s e até a próxima!

Jéssica Meireles

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...