quinta-feira, 21 de junho de 2012

Circo Legal é Circo Sem Animal

A principal missão da PEA [e do Mais Eco Educação] é a educação/conscientização da população sobre a defesa e os direitos da Fauna e do Meio Ambiente em geral. [E agora vamos falar de um assunto polêmico: a utilização de animais em circos.]

A sociedade tem demonstrado muita receptividade com a ideia de abolir a utilização de animais em circos. Quando as pessoas tomam conhecimento dos bastidores dos espetáculos, passam imediatamente a questionar sobre o direito e a necessidade de se manter animais enjaulados e acorrentados por toda a vida.


Há alguns anos eram mais de 3.500 circos com animais espalhados pelo Brasil, hoje, após anos de luta de entidades de proteção ao meio ambiente, esses circos estão se extinguindo. Não se sabe ao certo quantos animais ainda são mantidos neste tipo de cárcere.

Ao invés de proibir por que não implanta-se um órgão fiscalizar de animais em circo? Ora, isso seria como implantar um órgão oficial de fiscalização ao trabalho escravo. Não podemos admitir essa exploração comercial de seres vivos aprisionados.

Substituir animais por arte é uma tendência mundial e irreversível. Cada animal utilizado em circo significa um emprego a menos, um artista desempregado, um malabarista no farol das grandes cidades, e um animal escravizado e condenado a viver pelo resto da vida enjaulado e sendo obrigado a desempenhar um papel completamente incompatível com sua natureza. Ao proibir o uso de animais, mais oportunidades de empregos para artistas humanos de talento inquestionável serão criadas, a diversão continua garantida e a sociedade será mais justa, visto que o exemplo dado às crianças será de esforço e superação humana, e não mais de exploração e dominação pela força. Alguns dos melhores e mais respeitados circos do mundo, como o nacional Circo Spacial e o canadense Cirque du Soleil, não utilizam animais em seus números, e são exemplos de que a verdadeira arte vai muito além da imaginação.

Para incentivar a proibição do uso de animais em circos, os pais e crianças devem boicotar os circos que mantém espetáculos com animais. Os pais devem mostrar arte e cultura ao invés de exploração, grades, correntes e chicotes. Devem ensinar seus filhos a construírem uma sociedade que respeite a natureza. Vale salientar que nenhuma criança gosta de ver um animal sofrendo. Toda criança que teve a oportunidade de ver a foto de um animal maltratado em circo abominou a hipótese de presenciar um espetáculo envolvendo animais. Portanto, antes de levar seu filho a um circo, certifique-se de que não são utilizados animais.

Alguns municípios já proibiram o uso de animais em circos. Porém, é muito importante a participação da sociedade. Qualquer pessoa pode colaborar denunciando qualquer tipo de maus tratos e abusos. A denúncia é um ato de cidadania e o primeiro passo para o cumprimento das leis. Depende de nós, cidadãos brasileiros, denunciar e exigir respeito. Só assim podemos acreditar num futuro melhor, com crianças educadas e uma sociedade vivendo em harmonia.

Ao presenciar circos com animais, verifique se o município tem lei proibitiva e, em caso positivo, chame a polícia. Se o município não tiver lei específica, observe se é possível constatar ferimentos nos animais, subnutrição, mutilação, estresse, maus tratos flagrante e, em caso positivo, chame a polícia.


Os Animais
Os animais usados nos circos são geralmente animais silvestres, alguns até em vias de extinção, que costumam ser capturados ainda filhotes em caçadas que resultam na morte de seus pais.

São treinados a executarem determinadas rotinas muitas vezes por métodos violentos e diários, que incluem açoitamento, choques elétricos, objetos pontiagudos, espancamentos com barras de ferro e pedaços de pau, queimadura das patas etc. As maiorias têm suas garras e dentes arrancados e/ou serrados para não representar tanto perigo.

A maioria desses animais adquire comportamentos neuróticos por viverem em cativeiro.

Além das diversas torturas dos treinamentos, esses animais são mantidos trancafiados ou acorrentados em pequenas jaulas sem a mínima condição de higiene.


O Que Fazer
Você tomou conhecimento que um circo com animais está ou irá se instalar em sua cidade ou próximo à sua residência:

NÃO vá a circos que usem animais em seus espetáculos;
Conscientize as pessoas a não irem a circo com essas características;

Imprima panfletos educacionais e distribua o máximo que puder: Clique Aqui;

Denuncie, chame a polícia e faça um TC (cite o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98) onde há lei que proíba. Caso essa lei não exista em seu município, pressione os políticos a promulgá-la. Recolha uma lista de assinaturas em papel com nome, endereço e RG, e entregue-o à Câmara dos Vereadores.

Fotografe e/ou filme os animais durante o treinamento, nos locais em que ficam alojados, durante e após a apresentação - provas e documentos são fundamentais para combater transgressões. 


[Alguns] Circos Sem Animais
Cia Clawnesca Cara Melada
Cia Pavanelli
Circo da Alegria
Circo Dança Teatro Intrépida Trup
Circo Girassol
Circo Mínimo
Circo Navegador
Circo Spacial
Circo Teatro Musical Furunfunfum
Circo Trapézio
Circo Vox
Circodélico
Cirque Ahbaui
Parlapatões, Patifes & Paspalhões
Sply
Up-Leon
Circo Popular do Brasil
Circo Gran Bartholo
Trupe Sapeka


[Alguns] Circos Com Animais
American Country Circu
Big Circo Mundial
Circo Di Napoli
Circo Bartholo
Circo Beto Carrero
Circo Bim Bobo
Circo da Romênia
Circo de Roma
Circo Hatari
Circo Koslov
Circo Garcia
Circo Imperial do México
Circo Moscow
Circo Real da Espanha
Circo Rodeio Búfalo
Circo Stankowich
Circo Super Star
Circo Tradição
Circo Vostock
Washington Circus
Circo Zanchettini


Cidades Brasileiras que Proíbem o Uso de Animais em Circos
Araraquara (SP)
Atibaia (SP)
Avaré (SP)
Balneário Camboriú (SC)
Batatais (SP)
Bauru (SP)
Bebedouro (SP)
Belo Horizonte (MG)
Blumenau (SC)
Camboriú (SC)
Campinas (SP)
Campo Grande (MT)
Campo Mourão (PR)
Caxias do Sul (RS)
Chapecó e Laguna (SC)
Cotia (SP)
Curitiba (PR)
Diadema (SP)
Florianópolis (SC)
Foz do Iguaçú (PR)
Gravataí e Rio do Sul (RS) Florianópolis
Guarulhos (SP)
Itajaí (SC)
Itú (SP)
Jacareí (SP)
Jaraguá do Sul (SC)
Joaçaba (SC)
Joinville (SC)
Juiz de Fora (MG)
Jundiaí (SP)
Maringá (PR)
Montenegro (RS)
Nova Odessa (SP)
Novo Hamburgo (RS)
Olímpia (SP)
Paraíba - proibido no estado
Passo Fundo (RS)
Pernambuco - proibido no estado
Poços de Caldas (MG)
Ponta Grossa (PR)
Porto Alegre (RS)
Rio de Janeiro - proibido no estado
Rio Grande do Sul - proibido no estado
Salto (SP)
Santa Maria (RS)
Santo André (SP)
Santos (SP)
Santos Dumont (MG)
São Bernardo do Campo (SP)
São Caetano do Sul (SP)
São Caetano do Sul (SP)
São José dos Campos (SP)
São José dos Pinhais (PR)
São Leopoldo (RS)
São Paulo (SP)
São Vicente (SP)
Sete Lagoas (MG)
Sorocaba (SP)
Tangará da Serra (MT)
Taquara (RS)
Taubaté (SP)
Ubatuba (SP)
Videira (SC)
Vinhedo (SP)


FONTE: PEA: Animais em Circos. Disponível em: <http://www.pea.org.br/crueldade/circos/index.htm> Acesso em: 21 de jun. 2012.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...