segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Arquitetura Sustentável: Council House 2

O Council House 2 (CH2) é o edifício sede da prefeitura de Melbourne, na Austrália, e segue as vertentes da Arquitetura Sustentável. Vejam que lindo!


Semana passada eu fiz um pequeno estudo pra faculdade sobre o Council House 2, sede da prefeitura de Melbourne desde 2006. É uma obra sustentável, a primeira do país a ser classificada com 6 estrelas pela corporação Green Building Council da Austrália (GBC Austrália), organização que incentiva a construção sustentável e faz premiações: a quantidade de estrelas designa o quanto o edifício se utiliza dos preceitos de sustentabilidade. O projeto do CH2 é de uma parceria entre a cidade de Melbourne e o escritório Design Inc.

Imagem: openbuildings.com

A arquitetura do CH2 visa a economia de água e energia e o bem-estar dos usuários. Assim, o edifício consome 87% de energia e 72% de água a menos que os prédios antigos, além de proporcionar 100% de ar fresco a seus ocupantes. Isso é possível por causa das persianas feitas de madeira reciclada e que possui células de captação de energia solar na fachada do edifício que seguem o sol em percurso e das janelas automáticas que permitem que o ar circule durante a noite para resfriar o espaço.


O edifício possui 12 andares (9 de escritórios, o térreo, subsolo e o terraço jardim) e teve um custo de aproximadamente $77,14, com previsão de recuperar essa quantia - através da economia gerada pelo edifício - até 2016.

Algumas características:

- Presença de vegetação em todo o edifício: proteção à insolação, melhor qualidade do ar;

Terraço jardim. Imagem: openbuildings.com

Vegetação nas varandas. Imagem: ciclovivo.com.br

- Baixo consumo de energia - sistemas de diminuição de temperatura, sistemas de iluminação natural;

Elevador - luz natural. Imagem: openbuildings.com

 
Interior do edifício - luz natural e painéis no teto que regulam a temperatura do ambiente. 


- Sistemas de reutilização de água; Sistema de aquecimento da água através do sol (importante para os períodos de frio); Dutos para recolhimento da água pluvial.

Dutos para recolhimento de águas pluviais. Imagem: http://www.flickriver.com/photos/tags/councilhouse2/interesting/



- Células fotovoltaicas e turbinas verticais que funcionam como mecanismos reguladores da temperatura do edifício, tanto durante o dia quanto à noite;

Turbinas verticais reguladoras de temperatura. Imagens: openbuildings.com 

- Interior também com bastante verde, bem iluminado e flexível: nos pavimentos de escritórios as divisões são feitas com painéis móveis de madeira reciclada, o que permite a organização do espaço de forma bastante livre.

Interior. Imagem: openbuildings.com



Imagem: openbuildings.com

O projeto foi resultado de um profundo estudo sobre os princípios da sustentabilidade. Foram levados em conta o ambiente natural, o social e o econômico, e dentro desses aspectos, arte, ciência, saúde, comportamento, contexto e valor. Tudo isso foi discutido em um workshop antes de se começar o projeto propriamente dito. 

Assim, foi baseado no conceito de sinergia: um edifício constituído por diversos sistemas que se sobrepõem, cada um sendo mais do que a soma das suas partes. E é isso. De pequenas coisas é que se formam as grandes. Ou como diz um livro do Markus Zusak que li tempos atrás: "as grandes coisas são sempre coisas pequenas que percebemos". O CH2 é uma junção de várias pequenas coisas. Pequenas coisas que geram estrelas. Não só as do GBC Austrália, mas as que brilham. Que se fazem ver e iluminam muitos olhos por aí. Como os meus estão agora.


É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post tanto quanto eu gostei do CH2. Um obrigada especial para a Luiza Daher, também futura arquiteta, que me ajudou nessas pesquisas. Até a próxima segunda!



Referências e mais informações:

PETRESCU, Javier Vergara. CH2 en Melbourne / Arquitectura Sustentable de 1° mano. Disponível em: http://www.plataformaarquitectura.cl/2007/03/15/ch2-en-melbourne-arquitectura-sustentable-de-1%C2%B0-mano/#more-477 Acesso: 01 set. 2012.

PETRESCU, Javier Vergara. CH2 en Melbourne / Arquitectura Sustentable de 1ª mano. vol.2. Disponível em: http://www.plataformaarquitectura.cl/2007/03/22/ch2-en-melbourne- arquitectura-sustentable-de-1a-mano-vol2/ Acesso: 31 ago. 2012.

Council House 2 – Our green building. Disponível em: http://www.melbourne.vic.gov.au/sustainability/ch2/Pages/CH2Ourgreenbuilding.aspx Acesso: 02 set. 2012.

Green Building Council Brasil:  http://www.gbcbrasil.org.br/ 

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...