terça-feira, 28 de maio de 2013

Primeiro dia: 5º Encontro Brasileiro Alemão e Semana de Química e Meio Ambiente (IFG)

Alô, pessoal! Hoje viemos pra falar sobre o que aconteceu ontem (segunda, 27) no primeiro dia do 5º Encontro Brasileiro Alemão para a Produção Sustentável no Cerrado, na Semana de Química e Meio Ambiente do Instituto Federal de Goiás (IFG). Infelizmente não pudemos estar em todas as atividades, mas colocaremos aqui tudo que rolou. Vejam só!

Fotografia: Divulgação Facebook IFG

Logo no início da manhã, a partir das 8h, foi o período de credenciamento e entrega do material que o evento disponibilizou aos participantes. 

Fotografia: Divulgação Facebook IFG

O kit entregue é composto pela ecobag, um bloco de anotações, um folder com o cronograma detalhado do evento, um marcador de página e uma caneta.

Fogografia: Mais Eco Educação

Em seguida foi feita a abertura oficial do evento no Teatro do IFG com a apresentação da Banda Sinfônica Nilo Peçanha, do próprio Instituto, e com a presença do Wilfrid Grolig, embaixador da Alemanha no Brasil.

Professor Marshal Gaioso regendo a Banda Sinfônica Nilo Peçanha, do Instituto Federal de Goiás. Fotografia: Divulgação Facebook IFG

A primeira palestra ocorreu pra finalizar as atividades da manhã e foi mais pra falar sobre a Cooperação entre o IFG e a Alemanha, com a presença do Dr. Joachim W. Zang (IFG), que é presidente da comissão organizadora do evento, do Dr. Elder Geraldo Domingues (IFG) e do Dr. Sérgio Botelho de Oliveira, coordenador de Química.

Consul Alemão, William Leyser O’Dweyser, se pronuncia durante a abertura oficial do 5º Encontro Brasileiro-Alemão. Fotografia: Divulgação Facebook IFG

À noite, a partir das 18h, houve o período para inscrição dos participantes nos minicursos oferecidos. A equipe do MEE se inscreveu no minicurso “Monitoramento da qualidade do ar: material particulado em suspensão”, que vai rolar nos dias 3 e 4 de junho. Esperamos que seja bem legal, depois viremos contar como foi.

Equipe de monitores do evento efetivam inscrições dos estudantes nos minicursos e oficina. Fotografia: Divulgação Facebook IFG

A segunda palestra, Process control for profitable biogas production (Controle do processo de produção de biogás rentável), foi realizada pelo Dr. Josef Steiner, da empresa Schaumann Biotechnology da Alemanha. Foi muito interessante, Steiner falou sobre fatores importantes para uma produção rentável de biogás através da experiência que adquiriram no desenvolvimento do biogás a partir de resíduos para a produção de energia elétrica e calorífera. Foi tudo bem detalhado e foram falados de vários pontos, desde a produção, de todos os processos, dos testes, dos resultados, das falhas, do que precisariam melhorar, dos estudos de viabilidade, etc.

Dr. Josef Steiner apresenta estudo sobre a geração de energia a partir de biomassa. Fotografia: Divulgação Facebook IFG

A palestra 3 teve como tema “Biogás: Tecnologia Limpa” e foi ministrada pelo Dr. Wolfgang Roller (GIZ/Alemanha). Infelizmente não pudemos ficar pra essa, mas segue a foto publicada pela página do IFG no facebook.

O alemão, Dr. Wolfgang Roller, apontou que é possível produzir biogás utilizando o lodo proveniente das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Fotografia: Divulgação Facebook IFG


Bem, assim foi o primeiro dia, pessoal. Vejam mais fotos aqui. Amanhã falaremos sobre como foram os eventos de hoje. Até a próxima!


Mais Eco Educação


0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...