terça-feira, 25 de junho de 2013

#1: Adote Um Detergente Limpo - #50Atitudes

Boa tarde, galera! Há um tempo, a Jéssica estava na Biblioteca Pública Marieta Teles Machado, localizada na Praça Universitária, em Goiânia, vasculhando os livros de Ecologia e encontrou um volume muito prático e interessante: "50 Pequenas Coisas que Você Pode Fazer Para Salvar a Terra"*. Apesar do título errôneo – afinal, a Terra não corre perigo, mas sim os sistemas ecológicos atuais e seus organismos –, achamos que o conteúdo desse livro merecia ser passado adiante.

Portanto, este é o primeiro de cinquenta posts com dicas simples para que possamos tornar nossos hábitos mais sustentáveis e ecológicos. E hoje temos dicas para o uso mais sustentável de detergentes. Confiram!


O mercado brasileiro de detergente líquido movimentou, em 2011, R$ 890 milhões e quase 415 mil toneladas (fonte: Nielsen 2011). Já o de detergente em pó movimenta, anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão. Para se ter uma ideia, o consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg. (fonte: Revista Brasileira de Management, 2000) Muita coisa, né? É preciso repensar o uso desses produtos, pois muitos deles geram danos ambientais.

A maioria dos detergentes contêm fosfatos, compostos químicos à base de fósforo que são utilizados porque separam os óleos e gorduras das superfícies que estão sendo limpas. Só que, infelizmente, os fosfatos geram problemas para a ecologia. Por exemplo, na água de um rio causam o que é chamado de “maré vermelha”, ou seja, superfertilizam as algas que passam a crescer em ritmo acelerado. E quando a alga morre, no fim de seu ciclo natural de vida, a bactéria necessária para a sua decomposição é mobilizada em altíssimas quantidades e o processo químico do qual participa utiliza todo o oxigênio do ambiente, prejudicando as demais vidas que habitam aquele nicho ecológico. Ao fim de pouco tempo, todo um ecossistema está ameaçado.
           
E atenção!
Muitos detergentes também contêm alvejantes e enzimas que "quebram" as moléculas de proteínas como as do ovo e do chocolate (manchas muito comuns nas roupas). Cuidado! Esses dois produtos podem causar alergia.

Então, o que fazer?

Use menos detergente. Às vezes, com um pouquinho mais de esforço físico, podemos dispensar o uso desses produtos. E estejam atentos, de acordo com a revista americana Consumer Report, os fabricantes recomendam o uso de quantidades superiores à necessária.

Procure alternativas. Uma mistura de bicarbonato de sódio e água serve para limpar banheiros, cozinhas e tapetes. Sal de cozinha pode ser útil no polimento e vinagre branco destilado, misturado meio a meio com água, é ótimo para limpar vidros, azulejos e vasos sanitários. Use limão para polir metais e solução de azeite de oliva para tirar manchas de madeira.
• Por fim, quando for usá-los, opte por detergentes biodegradáveis, que se decompõem e agridem menos o meio ambiente. E pra isso, certifique-se de que o detergente é biodegradável, pois existem muitos produtos não regulamentados sendo comercializados do Brasil. Pra isso dê preferência para aqueles que possuem o selo de certificação.


É isso, pessoal. O que acharam? Têm mais sugestões?
Até a próxima!

Mais Eco Educação


*Referência: 50 Pequenas Coisas que Você Pode Fazer Para Salvar a Terra. Autor: The Earthworks Group/Editora: Instituto Piaget.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...