terça-feira, 5 de julho de 2011

Água: use, mas não abuse!

A água é essencial para todas as formas de vida existentes e cobre dois terços de nosso planeta, mas apenas uma pequena parcela dessa água é própria para consumo humano. Além disso, as atividades humanas vêm poluindo e contaminando cursos de água doce. Este conjunto de fatores torna a economia de água essencial para que possamos garantir o abastecimento de água para todas as pessoas e para preservar o meio ambiente. 



Apenas 2,5% de toda água do planeta é doce, e menos de 1% está disponível para consumo humano (UNESCO). Ademais, há vários fatores que fazem com que essa fração seja cada vez menor, dentre eles: a poluição da água pelo esgoto e lixo domiciliar e industrial; crescimento populacional; a impermeabilização do solo decorrente da urbanização, que impede que a chuva abasteça os lençóis freáticos; a pecuária que consome e polui muita água; a retirada indiscriminada de água em fazendas; redes de distribuição ineficiente; mudanças climáticas etc. 


Cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo consomem água contaminada. Outros milhares não conseguem água suficiente para suas plantações ou para o desenvolvimento industrial. Em países em desenvolvimento como o Brasil, cerca de 50% da população está exposta a fontes de água poluídas. Por ano, mais de 5 milhões de pessoas são atingidas por males decorrentes da ingestão de água contaminada, do contato com insetos vetores que habitam as águas poluídas e de infecções e verminoses, comuns em locais onde a água é insuficiente até para a higiene básica. (World Water Development Report, ONU) Contra esse tipo de doença não existe vacina, a única proteção é a prevenção. 


A escassez de água e a poluição e/ou contaminação da água também é um problema para os animais não humanos. Exemplo disso são peixes que morrem pela seca de rios ou com a contaminação da água. 


Cada cidadão tem o dever de zelar da água. Economizar e não poluir os cursos d’água é papel de toda sociedade para que todos possam ter acesso à água potável agora e no futuro. E, além disso, para que os animais não humanos possam viver tranquilamente em seu habitat natural. Por isso separamos algumas dicas para que nós possamos contribuir com a conservação dos recursos hídricos: 


- Faça a disposição certa do lixo: não jogue lixo em ruas ou encostas de rios; Reduza seu consumo, pratique a coleta seletiva e reciclagem.

- Reduza seu consumo: o consumo de água está presente em várias etapas de processos industriais. Reduzindo seu consumo, você também economiza água.

- Não desperdice alimentos: na produção de alimentos é consumida uma grande quantidade de água. Quando você está desperdiçando alimento, também está desperdiçando água.

- Evite o consumo de carnes: a pecuária contamina rios e lençóis freáticos e contribui de maneira decisiva para a escassez de água, uma vez que, para se produzir 1 kg de carne são consumidos cerca de 15.000 litros de água, enquanto são necessários apenas 1.300 litros para se produzir a mesma quantidade de grãos. (FAO, 2003).

- Banho rápido: se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

- Escovando os dentes: se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

- Torneira fechada: torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

- Descarga: uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

- Lavando louça: ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

- Lavando o carro: lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

- Lavando roupa: use a máquina de lavar apenas quando ela estiver cheia. Reutilize a água da lavagem (tanto se for da máquina ou da lavagem à mão) para lavar a calçada, área, banheiros e a casa toda.

- Mangueira, vassoura e balde: ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

- Jardim: regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

- Aquário: não tenham aquários. Peixes devem viver em ecossistemas aquáticos naturais, nasceram para serem livres. Com isso você evita o desperdício de água e dá liberdade aos peixes.

- Problemas de vazamentos: são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.

- Pressão política: não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

3 comentários:

Robson Fernando de Souza disse...

- Aquário: não tenham aquários. Peixes devem viver em ecossistemas aquáticos naturais, nasceram para serem livres. Com isso você evita o desperdício de água e dá liberdade aos peixes.

O que esperam pra colocar um botão Curtir nos posts do blog?

Palmas especialmente pra esse ponto das recomendações!

ecoargoiania@hotmail.com disse...

Pedido Atendido! =)

Isabella Castiglioni disse...

Muito obrigada pelo texto maravilhoso, foi extremamente inspirador para uma dificílima redação. :)

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...