terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coleta Seletiva e Educação em Queimados

Dependem Apenas da Ação Pública? 

Na cidade do Rio de Janeiro há programas de coleta seletiva que já foi relatado em um outro artigo do nosso Blog, já em Queimados (município da baixada fluminense localizado há 53 km da capital) há apenas a coleta domiciliar do lixo comum, fato relatado por moradores e confirmado no site da prefeitura. 



Mas o problema vai além. A falta de educação e conscientização ambiental é facilmente constatada quando se olha para o Rio Abel que corta boa parte da cidade. Segundo moradores do local, o rio está cada dia mais poluído. 



Sem coleta seletiva e sem educação ambiental, moradores poluem o rio com os resíduos gerados em suas residências e, além disso, pilhas e baterias são misturadas com o lixo orgânico e com matérias que poderiam ser reciclados (latas de alumínio, papel, garrafas PET, vidros e outros), o que causa mais impacto ambiental. 

Entrei em contato direto com a Acessória de Comunicação da Prefeitura de Queimados fazendo as seguintes perguntas: 

1. Há coleta seletiva domiciliar além da coleta de lixo normal? 

2. Há Postos de Entrega Voluntária (PEV's) e como podemos saber onde eles se localizam? 

3. Ou há apenas a presença de catadores informais? 

4. E as pilhas? Elas podem ser entregues ao caminhão da coleta seletiva ou nos PEV's? 

E a resposta foi:
“Em Queimados, por enquanto, só há a coleta de lixo domiciliar regular (normal), não há coleta seletiva. No entanto, já existe um projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente para a implantação de um galpão de coleta seletiva, que ficará na APA de Queimados, no bairro Fanchem.”. 

Enquanto o projeto não sai do papel, a solução que alguns moradores arrumaram foi separar o lixo por conta própria e entregar os recicláveis aos catadores informais. 

Esta medida, juntamente com a propagação da ideia e a pressão sobre os governantes, deve ser realizada pelos moradores de Queimados. Os que já possuem consciência devem propagar a educação ambiental e assim o movimento vai ganhando força. Não devemos esperar que a prefeitura ou o governo resolva tudo, precisamos fazer a nossa parte. Comece hoje, comece agora! Separe seu lixo e converse com catadores para combinar dias e horários de entrega. Ajude o meio ambiente e a sociedade! 


0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...