sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que são transgênicos?

Olá pessoal! Mais uma vez aqui estamos para conhecer um pouco mais sobre a alimentação. Essa semana vamos falar sobre transgênicos.  

O que são?

Os transgênicos também conhecidos por "alimentos geneticamente modificados" são aqueles cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente, através da inserção ou eliminação de um ou mais genes por técnicas de engenharia genética. (MARINHO, 2003 apud CAMARA, 2009)

     


Para que servem? 

Uma das grandes justificativas para a utilização de alimentos transgênicos está no fato de que é necessário uma maior produção de alimentos para atender toda a população, e além disso a biotecnologia e engenharia genética como novas tecnologias para a cadeia produtiva, a fim de não não agredirem o ambiente e contribuírem para a saúde, inclusive por contribuírem para o fim do uso de pesticidas e da fome no mundo.
(Pinazza & Alimandro, 1998 apud CAVALLI, 2001)

Quais são seus impactos na saúde e no meio ambiente?

A transgenia é uma técnica que pode contribuir de forma significativa para o melhoramento genético de plantas, visando a produção de alimentos, fibras e óleos, como também a fabricação de fármacos e outros produtos industriais (Nodari & Guerra, 2000). A competência para desenvolver novas variedades ou produtos alimentícios é altamente dependente de recursos humanos qualificados, de investimentos substanciais no sistema de Ciência e Tecnologia (C&T), de domínio de conhecimento científico e de disponibilidade de germoplasma, requerendo, sobretudo, enfoque interdisciplinar. Contudo, o cultivo de plantas transgênicas a campo e consumo requerem ainda análises de risco. 
(NODARI & GUERRA, 2003)
Ou seja, ainda existem muitas lacunas quanto aos efeito a longo prazo para a saúde e para o meio ambiente do uso de transgênicos, e o consumidor,deve ser esclarecido quanto as vantagens e desvantagens dos produtos transgênicos.

Como posso diferenciar um produto transgênico?


Pela legislação brasileira todo alimento transgênico deve apresentar em sua embalagem o símbolo dos transgênicos, para que o consumidor tenha ciência de que está comprando um produto geneticamente modificado, já que visualmente não é possível identificar diferenças entre os produtos.

Você sabia ???

Confira alguns produtos que são produzidos através de alimentos transgênicos





óleo de soja transgênico (fotos das extremidades) + amido de milho
Feijão e milho transgênico


Bem pessoal, por hoje, já falamos bastante, contudo,  é muito importante a discussão sobre os alimentos transgênicos, já que estes vem tomando cada vez mais o mercado de alimentos brasileiros, e que muitas vezes desconhecemos . 

Para terminar, deixo um trecho da Declaração de Vancouver sobre a Industrialização e a Globalização da Agricultura importante para a reflexão não só sobre os transgênicos como também sobre como está nossa agricultura convencional. Reparem que o texto é de 1998, e que mais de 10 anos depois estas questões ainda estão em discussão.
Acreditamos que a industrialização e a globalização de alimentos e fibras põem em risco a humanidade e o mundo que habitamos. Reduzir a agricultura a um negócio monocultural, sintético e transcorporativo é uma ameaça à saúde, à nutrição, à integridade da subsistência e à espiritualidade das comunidades e da Terra. É loucura acreditar que temos que envenenar a terra e a água e lesar o solo para nos alimentar e vestir. Cinco décadas da chamada Revolução Verde não só levaram à destruição e à contaminação da água, do solo, da biodiversidade e das comunidades humanas, como geraram fome. Um dos impactos mais graves da agricultura industrial é a mudança climática, que irá destruir a base natural da própria agricultura. O patenteamento da vida, a propriedade corporativa e a manipulação de nossa herança genética representam uma das maiores ameaças já impostas pela agricultura industrial: o direito humano de nos alimentarmos, vestirmos e abrigarmos, e às nossas famílias, está em jogo. [...] junho, 1998.


Espero que tenham gostado, até a próxima semana! 

Se quiserem saber mais sobre o tema confiram  as principais referências utilizadas





0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...