quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Óleo residual de fritura: Problemas ambientais e Reaproveitamento

Bom dia, leitoras e leitores! 


Como muitos sabem, a gordura despejada nas pias e no solo é considerada um grande problema ambiental, mas que pode ser evitado com algumas medidas simples por parte da população. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto e ver o que podemos fazer para minimizar esse problema. 


A gordura despejada nas pias é considerada uma grande inimiga quando o assunto é tratamento de água e esgoto. Caso o tratamento de caixas de gordura não seja feito rotineiramente, o fluxo barrado pela gordura poderá voltar às residências, empresas ou comércios. Além disso, se o mesmo for despejado na pia ou descartado inadequadamente, os riscos ao meio ambiente são enormes, podendo causar entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgotos, uma vez que a gordura não se mistura com a água.


Após estes empecilhos causados aos sistemas de esgotos, o problema ambiental se agravará quando este mesmo óleo de fritura chegar aos rios, córregos e lagoas. O especialista Franz Souza, diretor de planejamento da Mariano e Souza Ambiental, explica que “com a formação de uma camada sobre a água, serão aglomerados entulhos e lixos dos mais variados tipos. Assim sendo, o acúmulo dificultará a passagem da luz, evitando a oxigenação e a evaporação da água. Causando imediatamente a morte de qualquer tipo de vida aquática, como a fauna e a flora brasileira dos rios, lagos e lagoas.".

De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estima-se que uma família gere 1,5 litro de óleo de cozinha por mês. Para servir de parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água, segundo a mesma companhia. 

No caso do óleo ser despejado diretamente no solo, a impermeabilização da terra é o primeiro resultado. Dificultando, assim, a passagem da água de chuva e propiciando enchentes. 


Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente?




1. Utilize-o na fabricação doméstica de sabão. Muitas pessoas fazem este produto e necessitam de doações do produto queimado (no final do post deixaremos uma receita caseira de sabão); 

2. Envie-o para uma entidade que o reaproveite. Há muitas delas espalhadas por diversos municípios brasileiros; 

3. Espere o óleo esfriar e coloque-o em garrafas PET. Quando reunir uma quantidade significativa vá a uma das muitas redes de varejista que fazem a coleta do produto; 

4. Também é possível transformar o óleo usado em combustível, mais precisamente em biodiesel. Porém, não é possível fazer isto em casa. Informe-se sobre os locais de descarte adequados (aqui em Goiânia a Saneago está promovendo o programa de  Olho no Óleo  que coleta o óleo residual de fritura e em troca oferece bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto. Todo o óleo coletado é encaminhado para a produção de biodiesel, clique aqui e saiba mais); 



5. Realize o tratamento de sua caixa de gordura eventualmente. Isso irá contribuir para que o esgoto gerado por sua residência ou comércio chegue da forma correta aos rios e esgotos; 

6. E nunca, em hipótese alguma, despeje o mesmo na pia, ou, mesmo, nos esgotos de sua rua ou avenida. 


Receita de sabão a partir do óleo de cozinha




Material utilizado - 5 litros de óleo comestível usado - 2 litros de água - 200 ml de amaciante - 1 Kg de soda cáustica em escama(NaOH); 

Passo-a-passo 

1- Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente. 
2- Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda. 
3- Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa. 
4- Adicione o amaciante. Mexa novamente. 
5- Mexa até formar uma mistura homogênea. 
6- Jogue a mistura em uma fôrma e espere secar bastante. 
7- Corte as barras e pronto! 

Dica 

Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. Todo cuidado é pouco. A soda, em contato com a pele, poderá causar queimaduras. Portanto, adote procedimentos de segurança como uso de luvas, óculos de segurança e tenha à mão materiais de primeiros socorros em caso de acidentes. 


FONTES:
Olho no Óleo - Saneago. Disponível em: <http://www.saneago.com.br/relacionamento/?page_id=88> Acesso em: 23 de out. 2012.
Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente? Bem Zen Uol. Disponível em: <http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2012/06/03/1434-oleo-de-cozinha> Acesso em: 23 de out. 2012.

Sabão é alternativa de reaproveitamento do óleo de cozinha; veja a receita. Akatu. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/temas/Residuos/Posts/Sabao-e-alternativa-de-reaproveitamento-do-oleo-de-cozinha-veja-a-receita-> Acesso em: 24 de out. 2012.


Espero que tenham gostado do post de hoje. Queria aproveitar a oportunidade para parabenizar a nossa cidade que hoje está completando 79 anos. É certo que assim como toda cidade, temos vários problemas sociais, ambientais e políticos, mas acredito muito que @s goianienses ainda podem fazer uma grande diferença e mudar essa realidade. Então parabéns, Goiânia!

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...