quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Planos para coleta de Lixo Espacial

O envio de objetos ao espaço ao longo de mais de meio século causou um acúmulo de lixo espacial ao redor da Terra. Partes de satélites há muito desativados, estágios de foguetes descartados e outros tipos de detritos orbitam a Terra à velocidade de quase 18.000 milhas por hora, cada um deles um risco potencial para os satélites em operação, ou para astronautas (leia mais AQUI). Cientistas vêm buscando soluções para este problema, vamos conferir agora alguns projetos que deverão ser lançados nos próximos anos. 

O Plano Suíço


Cientistas do Centro Espacial Suíço do EPFL, Instituto Federal de Tecnologia, em Lausanne, pretendem lançar à órbita um satélite "faxineiro", para limpar os detritos e retirá-los permanentemente da órbita.
 
 
Foto: Reprodução de InternetO satélite SFr10m (£7m), chamado CleanSpace One, poderá ser lançado dentro de cinco anos.

O CleanSpace One deverá ajustar sua trajetória à do alvo por meio de um motor ultra compacto. Ao atingir o alvo, ele agarra o pedaço de lixo. A velocidades de até 18.000 milhas por hora, não será uma tarefa fácil, especialmente se o lixo estiver girando. O CleanSpace One irá então rumar na direção da Terra, queimando-se com o lixo pelo atrito com a atmosfera.

Em sua primeira missão, o EPFL irá tentar derrubar um de dois satélites suíços abandonados: o Swisscube picosatellite, lançado em 2009, ou o TIsat, lançado em julho de 2010.


O Plano Estadunidense


A tecnologia de capturar a energia do Sol e usá-la para alimentar dispositivos chega ao espaço. Depois de testes realizados no ano passado, a NASA (Agência Espacial Americana), programa para 2014 o lançamento da 'Sunjammer', vela que será abastecida por radiação solar com o objetivo de coletar lixo espacial. É a maior vela solar já construída, com 208 metros quadrados.

O modelo usado para o desenvolvimento da Sunjammer será usado como exemplo para a criação de outras tecnologias e equipamentos aeroespaciais. O objetivo é reduzir o uso de combustíveis fósseis – que emitem dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global -, sem que os satélites percam eficiência.

Com uma missão ambiental no espaço, a Sunjammer irá ajudar a coletar o lixo que está flutuando na órbita da Terra, como fragmentos e resíduos de naves ou satélites. A vela solar ainda abastecerá um satélite de coleta de dados e imagens e contribuirá com a comunicação entre expedições ao espaço e centrais de controle na Terra.
 
 
Fontes: 1 | 2

Conhece outros planos pra coletar lixo espacial? Conte pra gente aqui nos comentários!

Até a próxima!

Jéssica Meireles. 

0 comentários:

Seguidores
Visitas
86,439
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...