segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EcoArte: Vik Muniz

Boa noite, queridas e queridos! É segunda-feira de novo e venho para mais um post. O assunto de hoje é o trabalho do artista Vik Muniz com materiais recicláveis, que mostra que a arte pode estar e vir de qualquer lugar, mesmo de um aterro sanitário. Basta sensibilidade e, é claro, talento.

Vik Muniz com os catadores no aterro sanitário e embaixo a obra principal do seu trabalho


Pra quem não conhece, Vik Muniz é fotógrafo, desenhista, pintor e gravador e nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em Nova York. Desde 1988 ele produz uma série de imagens com materiais inusitados que depois são fotografadas. Normalmente, seus trabalhos são releituras de grandes mestres da pintura, como por exemplo Leonardo da Vinci, Caravaggio e Claude Monet.

Da esquerda para direita. Materiais: geleia, manteiga de amendoim, terra, chocolate e macarrão

Só que nesse post quero dar destaque ao uso de uma técnica específica: o uso de materiais recicláveis recolhidos no Aterro do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que era o maior aterro sanitário da América Latina, mas foi fechado recentemente depois de 34 anos recebendo o lixo da cidade do Rio de Janeiro. O artista utiliza esses materiais na composição de imagens imensas que resultam em fotografias. Para isso, Vik Muniz contou com o trabalho e a participação dos próprios catadores do aterro.

Fotografia (acima) que deu origem à obra Marat Sebastião (abaixo). (Releitura de ‘A morte de Marat’, de Jacques-Louis David.)

 


Como mostra nas fotografias acima o trabalho final surge da representação de grandes painéis no chão com as imagens obtidas previamente. Ao atentar para os objetos que compõem as obras podemos observar pneus, latões, caixas, garrafas e vários outros materiais recolhidos no aterro. Achei incrível ficar olhando e percebendo os materiais utilizados. 

O trabalho do Vik Muniz com materiais recicláveis rendeu um documentário muito bacana chamado "Lixo extraordinário", onde são mostrados cada passo do processo criativo do artista em registrar as jornadas dos catadores de recicláveis.

Assista aqui o trailer:


E aqui o documentário completo:





Achei o documentário bem interessante, porque além de ser muito legal ver como cada obra foi criada, também vemos a forma com que Vik Muniz se envolve com cada um dos catadores do aterro sanitário e como eles realmente fazem parte do trabalho. Esse trabalho veio para mudar completamente a vida dos catadores. Deu a eles a esperança de uma vida melhor e a valorização do seu trabalho. Não pude evitar encher os olhos d'água em algumas partes. 
O documentário foi indicado ao Oscar da categoria no ano passado e recebeu prêmios do público nos festivais de cinema em Sundance e Berlim. 

Veja mais fotos.







Obra realizada para a abertura da novela Passione

Obra realizada para a abertura da novela Passione

Obra realizada para a abertura da novela Passione

E então? Espero que tenham gostado do post de hoje. Particularmente, eu adoro esse trabalho do Vik Muniz. Acho de extrema sensibilidade e criatividade. Logo que vi as obras o aspecto artístico já me chamou atenção. Mas quando vi o documentário e percebi toda a história com o aterro e com os catadores.. tudo me pareceu muito mais lindo. 

É isso. Até a próxima segunda, pessoal. 

May.

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...