quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ecodesign: o design a serviço do Meio Ambiente

Boa tarde, leitores(as)! 

Hoje vamos falar de um assunto interessante, inovador, ecológico e divertido: o ECODESIGN! 

O Ecodesing (ou Design Ecológico) consiste no desenvolvimento de um produto (processo ou sistema, bens e serviços) que contemple os aspectos ambientais em todos os seus estágios, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida (desde a extração da matéria-prima até a disposição final de seus resíduos), sendo possível com a introdução de conceitos como a economia de água, energia e outros recursos nas várias fases de fabricação do produto. 


“O Ecodesign é a integração dos aspectos ambientais no desenvolvimento do produto (processo ou sistema, bens e serviços) com base em avalição avaliação do ciclo de vida – ACV. O Ecodesign é uma política organizacional de instituições, empresas etc. envolvidas estrategicamente com as questões ambientais.” (INTERNACIONAL...,2002 apud COLTRO, 2007)

Para conseguir minimizar os impactos ambientais, o ecodesigner (aquele que concebe o produto) possui alguns princípios (ou estratégias) para a produção de novos produtos: 


A DESMATERIALIZAÇÃO, que consiste na substituição de um produto material por algo imaterial que atenda às mesmas necessidades, vejam estes exemplos:



O USO COMPARTILHADO, que é baseado na ideia de que se várias pessoas compartilham o mesmo produto sem propriamente ter a posse do mesmo, então esse produto terá um uso mais eficiente. E olhem só que exemplo simples:



A INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES, que consiste no fato de que materiais e espaço serão poupados se diversas funções ou produtos puderem ser integrados em um único produto. E aí estão nossos celulares novamente:



A REDUÇÃO DE COMPONENTES: que consiste em eliminar alguns componentes supérfluos ou ineficientes de um produto. Vejam:



Outras estratégias de um ecodesigner são:

A SELEÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS DE BAIXO IMPACTO: o ecodesigner deve buscar reduzir uso de matérias-primas virgens e preferir matérias-primas locais, biodegradáveis, recicláveis e provenientes de recursos renováveis. Vejam alguns exemplos:

Roupas, calçados e acessórios feitos de pneus e lona reciclada.

Móveis feitos com fibras naturais e pneus.

Impressora Coffee e Impressora Verde (Clique para saber mais!)

Pen drives, notebook e iPhones feitos de bambu.

A SELEÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO OTIMIZADAS: deve-se procurar o menor número possível de etapas para a fabricação de um produto, reutilizar os resíduos da produção no próprio processo e buscar meios que permitam a auto-montagem (se o produto for facilmente montado pelo consumidor, poupa-se energia na fase de produção e transporte). Um exemplo é a caixa de pizza:



A SISTEMA DE TRANSPORTE/DISTRIBUIÇÃO EFICIENTE: que consiste no uso de pouca embalagem (menor peso durante o transporte, economia de combustível), produtos planos (otimização do espaço de armazenamento e transporte) e escolha do meio de transporte mais eficiente. Olha a ideia que tiveram para esta marca de refrigerantes (ainda é apenas uma ideia):


E vejam só o que esta marca de tênis fez, além de reduzir o espaço no armazenamento e transporte, diminui a geração de resíduos e incentiva o uso de sacolas retornáveis:



A REDUÇÃO DE IMPACTO (NÍVEL USUÁRIO): deve-se pensar em produtos de baixo consumo de energia e recarregáveis.  E como exemplo temos os recarregadores (neste caso são solares) e este relógio movido a água:



A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE VIDA DO PRODUTO: deve-se aumentar a durabilidade e facilitar manutenção e reparos, a fim de se diminuir a quantidade de produtos descartados, ou seja, a geração de resíduos. E outra estratégia é projetar um produto com estrutura modular e com design clássico (para evitar que se torne obsoleto quando a “moda” passar). Um exemplo são os móveis com estruturas modulares:



A OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIM DE VIDA DO PRODUTO: deve-se estimular a reutilização do produto inteiro, a remanufatura e o recondicionamento e a reciclagem de materiais. 



O ecodesign é um conceito (e uma prática) muito importante, pois, além de reduzir os impactos ambientais dos produtos, estimula a inovação tecnológica. É uma tendência nos campos de arquitetura, engenharia e design e está aí para estimular a criatividades desses e outros profissionais.

Bom, espero que tenham gostado. Até quarta-feira que vem!
Jéssica Meireles - @JsMeireles

0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...