sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pensar. Comer. Conservar. Diga NÃO ao desperdício!

Boa tarde a tod@s! Essa semana vim divulgar sobre a campanha do PNUMA juntamente com a FAO que tem o intuito de combater o desperdício da alimentos.

Já mencionei em alguns textos sobre a quantidade de alimentos desperdiçados todos os dias e também algumas iniciativas importantes para reduzi-lo. Agora, a campanha quer envolver além dos consumidores, também todo o setor da alimentação fora de casa, restaurantes, fast foods e etc., que são dos maiores responsáveis pela desperdício de alimentos e geração de resíduos produzidos todos os dias.
Essa iniciativa partiu do Programa das Nações Unidas e Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 
O lema da campanha é " Pensar.Comer.Conservar. Diga não ao desperdício" (que sofreu uma pequena alteração já que a versão em inglês que é Think.Eat.Save). Serão realizadas ações em todos os lugares do mundo. É possível conferir aqui algumas delas.


A iniciativa se dirige especialmente aos consumidores, comerciantes e outros atores sociais da área gastronômica e de hospedagem e reunirá diversas ações contra o desperdício. 
É uma consequência da Conferência Rio+20, na qual chefes de estado e governos aprovaram o lançamento de uma série de iniciativas para incentivar a produção e o consumo sustentáveis. Um dos pontos de atuação essenciais é na produção alimentar, devido à necessidade de alimentar uma população global em crescimento e reduzir o impacto ambiental.
Coordenada pelo Save Food Initiative, ação da FAO e da Messe Düsseldorf, e pelo “Desafio Fome Zero”, do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Participam também organizações como a WRAP UK, de incentivo à reciclagem, eFeeding the 5000, que distribui alimentos que seriam descartados, além de outros parceiros, como governos nacionais com experiência em políticas contra o desperdício.
A página do PNUMA oferece dicas para os consumidores saibam o que fazer para reduzir as perdas, como elaborar listas e comprar vegetais que, mesmo não atendendo o padrão dos supermercados, estão plenamente adequados para o consumo. Há também informações para os comerciantes e ferramentas para mesurar o desperdício nos estabelecimentos e como combatê-lo. Também pode conferir aqui no blog algumas dicas para minimizar/reduzir o desperdício.


Para mais informações acesse os sites: 


Espero que tenham gostado! 
Até a próxima! 

0 comentários:

Seguidores
Visitas
86,511
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...