quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobre a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Alô, querids!
Como falamos há algum tempo, nos dias 18 e 19 de junho rolou a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), realizada pela Prefeitura de Goiânia, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A conferência aconteceu aqui em Goiânia, lá no teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), com o tema Resíduos Sólidos: Responsabilidade compartilhada no contexto de cidade sustentável. Vejam como foi.

Teatro do IFG | Fotografia: Mais Eco Educação



No dia 18 a programação foi só à noite, a partir das 19h com a solenidade de abertura e uma apresentação teatral muito bonita do Grupo Artes Fatos da PUC Goiás.

Apresentação teatral Grupo Artes Fatos - PUC GO | Fotografia: Mais Eco Educação

Logo em seguida a mesa foi composta por muita gente. Estavam lá: Pedro Wilson (presidente da Amma), deputado estadual Mauro Rubem, os vereadores Eriberto Tavares, Carlos Soares, Paulo Magalhães e Wellington Peixoto, Victor Alencar (presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB seção Goiás), Fernando Costa (presidente do Sindicato da Habitação do Estado de Goiás), Francisco Bento (secretário municipal de Turismo), Ingrid Bueno (secretária do Conselho Regional de Medicina Veterinária), Paulo de Tarso (presidente da Comurg), Ana Rita (secretária de Política para Promoção da Igualdade Racial) e Paulo César Pereira (reitor do IFG).

Fotografia: Mais Eco Educação

Cada um deles teve um tempo para dizer os cumprimentos de praxe e a conferência foi aberta oficialmente pelo Pedro Wilson, presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente – Amma, que estava representando o prefeito Paulo Garcia. Também foi aberto espaço para participação de todos e todas que estivessem presentes. 

No segundo dia, a programação começou cedo. Às 7h30 teve início o credenciamento e entrega do material, seguido pelo café da manhã.

Fotografia: Mais Eco Educação

Dando continuidade, tivemos uma breve apresentação artística na gaita e violão com Aldair Andrade, músico e funcionário da Amma.

Aldair Andrade | Fotografia: Mais Eco Educação

A partir daí, deu-se início aos trabalhos com a divisão dos grupos temáticos. O tema que participamos foi o do grupo 4, Educação Ambiental. Assim, nos dirigimos ao Auditório da Amma para a discussão, onde estavam o palestrante Dr. Eguimar Felício Chaveiro (vice-diretor do Instituto de estudos Sócio Ambientais – UFG), a debatedora Esp. Mirene Xavier (Ministério da Pesca e Agricultura – MPA), a coordenadora de mesa Elaine Lopes Noronha Farinelli (assessora do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação da Indústria Estado de Goiás – FIEG) e o relator Thiago Nogueira Marques (Amma).

O palestrante Dr. Eguimar Felício Chaveiro (de pé) | Fotografia: Mais Eco Educação

A palestra tinha o tema "Educação Ambiental: propostas para mediar os conflitos na relação cidadania/meio ambiente", onde após falar sobre alguns conceitos gerais sobre o tema, o palestrante apresentou três preceitos básicos da educação ambiental da seguinte forma: Tecnocrática (técnica), pedagógico-esotérica (sentimental) e formadora e política. Segundo ele, essas três vertentes devem ser trabalhadas juntas para resultados positivos de uma educação/conscientização ambiental.

Slide de apresentação da palestra | Fotografia: Mais Eco Educação

Assim que a palestra foi finalizada, passamos para o momento onde todas e todos presentes puderam fazer suas propostas, defendendo-as oralmente ou apenas no papelzinho entregue ao relator. 

Algumas propostas do grupo 4 - Educação Ambiental (resumidas posteriormente) | Fotografia: Mais Eco Educação

Encerrada essa parte, tivemos o período de almoço e retornamos por volta das 14h para o teatro do IFG onde foram apresentadas as propostas discutidas em todos os quatro grupos de discussão. Cinco propostas de cada eixo temático (1: Produção e Consumo Sustentável; 2: Redução dos Impactos Ambientais; 3: Geração de Emprego e Renda; e 4: Educação Ambiental) seriam escolhidas e encaminhadas para discussão na Conferência Estadual, que será realizada nos próximos meses.

Apresentação das propostas de todos os grupos temáticos | Fotografia: Mais Eco Educação

Entretanto, o professor Pedro Wilson, presidente da Amma, deu uma sugestão que foi acatada pela maioria da plenária: as propostas, que já haviam sido lidas, seriam encaminhadas para discussão na internet por um tempo determinado, para que as contribuições pudessem ser feitas on-line.

Isso foi sugerido porque a conferência foi realizada no dia 19, no mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol jogava contra a seleção do México na Copa das Confederações. E por esse motivo, a prefeitura decretou ponto facultativo a partir das 15h. A sugestão foi proposta e votada pela plenária democraticamente, todavia, apesar de que, ampliadas para o meio virtual, a participação da população se torna mais ampla, é preciso lembrar que este jogo já estava previsto, o que tornava perfeitamente possível a realização da conferência em outro dia. Precisamos nos ater a isso, para que situações como essa não aconteçam novamente, onde toda uma programação é modificada por algo que poderiam ter evitado.

Bem, essa foi a cobertura pelo Mais Eco Educação da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Parabenizamos a realização da Conferência e vemos pontos muito positivos em se discutir tais assuntos. De lá saíram muitas propostas bacanas, foi muito legal ver que muita gente se preocupa sim com o meio ambiente e está disposta a mudar seus hábitos e discutir a respeito. Sabemos que estamos caminhando para uma melhor participação dos órgãos públicos, privados e da sociedade civil quanto à discussão ambiental, e este tipo de conferência é, com certeza, uma ótima iniciativa. 

Procuramos o link com a apresentação das propostas apresentadas que disseram que iriam disponibilizar e também nos avisar por e-mail, porém não encontramos e nem recebemos notificação. Se alguém souber, por favor, nos avise.

Até a próxima, pessoal.

Mais Eco Educação

0 comentários:

Seguidores
Visitas
86,445
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...